/
/
Repense seu consumo em tempos de crise

Repense seu consumo em tempos de crise

O momento atual é um dos melhores para que o consumidor aprenda a lidar com o dinheiro de maneira a criar uma reserva para o inesperado
 
Muito se fala em crise e o quanto ela tem afetado o dia a dia da população. No entanto, na maioria das vezes, ouvimos reclamações e não soluções. O que muitos esquecem é que é exatamente em tempos difíceis que surgem boas oportunidades de mudanças, principalmente no que diz respeito ao comportamento, buscando se adequar à nova realidade.

Dessa forma, minha proposta é que as pessoas comecem a pensar e praticar mais o consumo consciente. Faça desse momento, a princípio difícil, um marco de mudança de hábitos. Para isso, é necessário se educar financeiramente. Há diversos livros, palestras e cursos ? alguns online e gratuitos ? que auxiliam nesse processo. 

Se você passou anos comprando por impulso e a prazo, por exemplo, é hora de começar a se planejar mais, rever os gastos, economizar e comprar à vista e com desconto. Parece impossível passar a agir dessa maneira, mas, acredite, não é. Foi assim que consegui alcançar minha independência financeira aos 37 anos, e é assim que continuo vivendo minha vida e realizando sonhos.

É possível também começar com coisas pequenas, como ter uma maior conscientização com despesas com energia, alimentação, água, celular, combustível. Muitas vezes, a economia que podemos fazer é tão baixa que achamos que não vale a pena, que não vai fazer diferença, mas isso não é verdade. De pouco em pouco se consegue algo significativo, que pode, inclusive, representar a possibilidade de realização de algum objetivo.

O que quero dizer é que dá para redestinar a quantia economizada nessas pequenas contas para algo que se queira fazer, pode ser compra de vestuário para toda a família, algum passeio de fim de semana ou mesmo uma viagem. Uma das maneiras de descobrir os excessos nas contas é fazendo um diagnóstico financeiro: anotar por 30 dias todas as despesas ? mesmo as de menor valor, como um cafezinho ou uma guloseima qualquer.

A partir daí, será possível ter uma ideia ampla e minuciosa, ao mesmo tempo, dos gastos mensais, conseguindo fazer as reduções ou cortes possíveis e necessários. A partir daí, é preciso ter os objetivos/metas bem definidos, para que o dinheiro não fique ?solto?. Dinheiro sem destino certo é alvo fácil para mais gastos impulsivos e supérfluos. 

 
***
Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.
 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]