O orçamento mais apertado das famílias obriga a tomar decisões diferentes. Entre elas, optar por marcas diferentes das que estão acostumadas na hora das compras. Aí, entra em cena um importante aliado do bolso dos consumidores: o produto de marca própria. Entretanto, ainda há quem tenha medo de experimentar. Justamente por isso, as empresas que apostarem neste tipo de produto ainda têm muito espaço para crescer. Pelo menos é o que revela uma pesquisa divulgada pela Nielsen
De acordo com o estudo, o segmento de Marcas Próprias no Autosserviço (supermercados) movimentou mais de R$3,6 bilhões no país, um aumento de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2014. Entretanto, esse aumento foi inferior em relação às demais marcas. ?O fato de ainda existir certo receio do consumidor com a Marca Própria, devido ao custo mais baixo, também colabora para que ela tenha seu desempenho enfraquecido?, explica Jonathas Rosa, analista de mercado da Nielsen.
O especialista relata que pessoas das classes A e B são as que mais consomem marca própria, por terem mais poder de compra. ?Por isso, é importante destacar no ponto de venda e nos materiais de comunicação as qualidades e vantagens desses produtos, que vão além do preço?, ressalta ele.
Hoje, os supermercados apresentam a maior frequência de compra de itens de marca própria. No entanto, a venda de produtos no canal Farma foi a que mais cresceu, com 28% em faturamento no período de agosto de 2014 a agosto de 2015, chegando a R$ 73 milhões. ?As famílias realizam compras maiores e são mais fiéis ao local de venda. O desafio do canal Farma é gerar cada vez mais experimentação para aumentar as vendas” afirma Jonathas.
No mesmo período, no Cash & Carry (“atacarejo”), o faturamento de narcas próprias cresceu 5,2%, atingindo R$ 245 milhões. A média de aquisição de produtos de Marcas Próprias é de quatro unidades em cada ida ao ponto de venda e a frequência de compras é maior.
O especialista Jonathas Rosa explica que os alimentos que apresentaram maior taxa de crescimento foram impulsionados por maior intensidade promocional, como os casos de Bronzeadores, Água de Coco, Água Mineral e Lenços Umedecidos.
Ticket médio de compra de um produto Marca Própria:
Autosserviços (supermercados) – R$32,40
Farmácia – R$ 17,20
Cash & Carry (atacarejo) – R$ 12,50