A inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores e das empresas. Uma das criações mais conhecidas da IA são os chatbots. Os softwares que simulam a fala humana são famosos pela comodidade que trazem. Uma pesquisa mostrou que 44% dos norte-americanos preferem os robôs na hora de falar sobre algum serviço. Eles têm sido usados por várias empresas para atendimento ao cliente, informações sobre serviços e até venda de produtos.
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O bot Erica, do Bank of America, dá sugestões aos clientes de como economizar, paga contas e ajuda os correntistas com operações simples. O Marriot International tem um chatbot que ajuda os usuários do Facebook a encontrarem um emprego. No Brasil, o iFood Guru pode pedir uma pizza pelo Messenger, do Facebook. Um levantamento mostrou que esta tecnologia pode diminuir os custos das empresas norte-americanas em até US$ 8 bilhões.
Democratização dos chatbots
Graças a plataformas que se dedicam à criação de chatbots, este recurso tem se tornado cada vez mais acessível.Antes, as empresas precisavam de profissionais especializados, que usam ferramentas sofisticadas. Agora as empresas precisam apenas saber quais as necessidades que os robôs precisam atender. A partir daí elas podem utilizar uma plataforma de criação de bots para ensinar e gerenciar seu chatbot. Um dos serviços mais famosos de criação dos sistemas é o Watson. A solução da IBM é capaz de entender a intenção das e usa cerca de um bilhão de palavras. Outra plataforma que se destaca no segmento é o Motion.ai, que constrói chatbots para sites, Facebook Messenger e Slack. O Software, que recentemente foi comprado pela Hubspot, está sendo reformulado e disponibilizará uma versão gratuita.
Funcionalidades
Os chatbots não são usados apenas no relacionamento com o consumidor, eles podem funcionar bem dentro das empresas. É comum que os funcionários usem várias aplicações para desempenhar suas funções dentro das empresas. Pensando nisto, os bots também são usados como assistentes digitais. Eles integram sistemas, reduzindo a necessidade da alternância entre janelas e dão sugestões para otimização do tempo. Com a popularização dos chatbots, as oportunidades para agilizar os processos são quase infinitas.