O levantamento, realizado em junho de 2015, com mil internautas que possuem computador e/ou tablet de todo o país, identificou que os internautas brasileiros têm, em média, 1,9 computadores por domicílio e as pessoas gastam cerca de 5,3 horas diárias na frente do PC ou do tablet doméstico.
Veja os principais apontamentos sobre o comportamento dos internautas:
A pesquisa aponta ainda que Dell e Apple são as marcas preferidas de computadores, ambas citadas por 22% dos entrevistados. Entre os homens, a Dell desponta como líder de preferência, com 25% das citações.
O estudo aponta ainda que 34% dos entrevistados comprou o principal computador de uso doméstico há mais de dois anos e 46% pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos seis meses. O levantamento constata que 25% dos brasileiros que já possuem computador planejam comprar um notebook.
Quanto aos principais atributos buscados em um novo computador estão: processador (57%), marca (22%) e memória RAM (8%). Ainda segundo o estudo, 78% consideram o suporte em domicílio como um diferencial importante no momento de decisão de compra.
Sobre as ferramentas utilizadas para analisar a compra de um novo computador, a internet representa o principal influenciador: 33% dos entrevistados pela pesquisa afirmam que utilizam lojas online para avaliação, 29% se baseiam em análises na web e 1% usa opiniões nas redes sociais. Além disso, 19% vão a lojas físicas, 13% buscam a indicação de amigos e conhecidos e 1% procura matérias na imprensa.
Quando questionados sobre quais os formatos de computadores que sobreviverão no longo prazo, 55% citam o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop.