Com todo o fluxo de informações presentes nos dias de hoje, há um valor cada vez maior em dados e conhecimentos organizados. Diante disso, é inquestionável a importância dos livros –especialmente conectados com nossos objetivos de vida, que agregam, de fato, ao nosso cotidiano. Na sexta-feira, dia 18 de maio, haverá o lançamento de uma obra que pretende agregar nesse sentido: o livro Marketing, Comunicação, Educação e Inovação – Novos Olhares. Inédito no mercado, o livro foi organizado por Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás, professores do CEACOM da ECA/USP. A obra tem como antecedente natural a obra Gestão de Marketing e Comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas, organizado por pelos professores citados e também por Kleber Markus, falecido recentemente.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
A obra reúne capítulos de proeminentes autores de diversos países – inclusive o CEO do Grupo Padrão, Roberto Meir, e o diretor-executivo de Conhecimento da empresa, Jacques Meir. Os organizadores acreditam que os quatro pilares – Marketing, Comunicação, Educação e Inovação –, sobre os quais se sustentam o livro são fatores que, se bem articulados e gerenciados, conduzem à expressão em altos níveis da criatividade e a inovação individual, grupal e comunitária. Além disso, argumentam que esses elementos podem levar à formação e expressão de valores como multiculturalidade, espirito crítico, criatividade, inovação, resiliência, trabalho em comunidades e redes, solidariedade, sustentabilidade, ética, pós-humanismo, entre outros. Diante disso, são fatores que colaboram com a cultura de um país – entendida como estilo de vida construída e a por meio da qual a comunidade é vista, tanto como o entorno físico no qual as pessoas realizam suas relações sociais, culturais e educativas, como também os diversos ecossistemas virtuais onde elas se encontram.
Conteúdo da obra
Entre os tópicos específicos presentes nos capítulos estão os da estratégia dentro e fora da web no momento atual, ética nos novos ecossistemas tecnosociais, comportamento colaborativo do novo consumidor, economia circular e criativa, formação de professores que conduza à inovação, metodologias de criatividade e inovação na educação, pós-humanismo utilização de equipamentos mobile na educação e projetos socioculturais, sensibilidade digital, gestão de projetos educativo-culturais na época atual, redes sociais digitais, nanotecnologia e inovação e seus impactos no mercado de trabalho, entre outros.