Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo feito de dados

O varejo feito de dados

As expectativas dos clientes serão ancoradas em um novo conceito de experiência, no qual o conteúdo flua entre os canais

*Por Jacques Meir

O Festival de Criatividade Cannes Lions, que aconteceu no final de junho, trouxe à luz uma quantidade impressionante de conhecimento voltado para as novas fronteiras dos negócios. Robótica, Internet das Coisas, inteligência artificial, experiências radicais de engajamento com os consumidores e causas sociais foram parte do cardápio saboroso de novidades e tendências que hoje são protótipos em teste nos mais diversos mercados.

O conceito que mais sobressaiu nos quase 10 dias de conteúdo foi a ascensão irreversível das tecnologias e metodologias para uso racional, aplicado e analítico dos dados dos clientes. Projetando para o varejo, o negócio deixa de ser construído em torno de ofertas e oportunidades e passa a se tornar cada vez mais uma atividade baseada na interpretação dos dados coletados dos clientes em diversos pontos de contato e canais.

As expectativas dos clientes serão ancoradas em um novo conceito de experiência, no qual o conteúdo flua entre os canais e permita a captação de dados e sua aplicação na construção de personas que identifiquem, com notável assertividade e precisão, o que o consumidor quer. Ele, por sua vez, irá renunciar à tomada de certas decisões de consumo, delegando-as aos sistemas que já detêm o seu perfil.

É o caso clássico do iogurte grego da marca ?X?, que normalmente é escolhido pelo cliente e acomodado invariavelmente na mesma região da geladeira. O eletrodoméstico inteligente já sabe que quando a quantidade de unidades do tal iogurte estiver se reduzindo, deve acionar um comando de reposição (o seu perfil, o meio de pagamento, o local de compra ? ou locais, para pesquisa de preço, já estão definidos e lançados no sistema). Você, cliente, chega em casa e vê a encomenda recebida. Simplesmente repõe o produto na geladeira e segue em frente. Pois bem: a partir desse dado, dessa ?decisão terceirizada?, como uma nova marca pode ter acesso ao processo de escolha desse consumidor conectado?

Em Cannes, a pergunta era: ?Como fazer propaganda para robôs??. Boa pergunta: será que iremos migrar para um mundo no qual as recomendações sejam tão críveis, precisas e lógicas ? como a sua home no site da Amazon ? que o cliente simplesmente não irá exercer com frequência a sua liberdade de escolha, deixando-a aos cuidados de sistemas de inteligência artificial?

Antes disso, convém notar e incorporar a ideia de que varejo sem dados é simplesmente cego no mundo digital: oferece mercadorias para um cliente desconhecido, que só pode ser conhecido mediante inferências, suposições ou probabilidades. Ou, como já se tornou clássico, vale repetir uma reflexão de Albert Einstein: ?pensar que fazer sempre a mesma coisa vá gerar resultados diferentes é uma insanidade?.

O momento atual do Brasil e da economia demanda novas formas de interação e novas estratégias. E no centro delas, os dados, a captação, análise e trabalho nos dados dos clientes ganham importância crucial. Otimizar a oferta certa para o cliente certo, na hora certa e no canal certo é uma arte com base científica, com perdão do paradoxo.

E como obter os dados? Os investimentos nos canais digitais e o estímulo à conversação nesses canais para a obtenção de dados dos clientes são um começo e um princípio básico. Parta da premissa de que o seu cliente está conectado, ou em vias de. E que o seu cliente desconectado está, infelizmente, envelhecendo. A perenidade do varejo e a possibilidade de crescimento sustentado e de ganho qualitativo no momento de bonança econômica estão vinculadas à capacidade de criar conexões e de ser receptivo e amigável com os consumidores.

O varejo, além de ponto-de-venda, de uma correta estratégia de preços, de merchandising, de comunicação, agora será feito de dados. E todo o resto das variáveis do negócio ? o pdv, a comunicação, o preço, o merchandising – deve obedecer à lógica de como esses dados irão refletir o comportamento de clientes conectados, interativos, digitais e móveis.

Lojas físicas ou eletrônicas, todas são reféns de um código que identifica e individualiza clientes de qualquer segmento varejista: o código binário. Você pode acreditar nisso e começar a pensar em como adequar a sua loja a essa realidade. Ou pode achar que estamos muito longe desse cenário de ficção científica e ver a sua loja ser consumida pela obsolescência.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]