De uma maneira geral, as berries são frutas pequenas com coloração que vai do vermelho para o roxo ? morango, amora, framboesa, que são velhas conhecidas no país. E o segredo está justamente na coloração. As frutas vermelhas têm compostos bioativos denominados antocianinas e flavonoides, responsáveis por conferir a cor vermelho-arroxeada destes frutos.
?As berries são frutas com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. E contribuem para melhora de sistema imunológico, humor e protetor cardíaco?, afirma a nutricionista Brenda Rangel.
As frutas desse tipo mais comuns no Brasil são amora, framboesa, mirtilo, groselha e morango – que é a berry mais consumida no país. “Ele é fonte de ácido ascórbico, catequinas e compostos fenólicos, que ajudam na prevenção de doenças e têm efeito antioxidante. Diversos estudos comprovaram a eficácia do morango na prevenção e tratamento do colesterol.”, conta o nutricionista Alisson Paulino.
Elas conseguem ser mais ricas em vitamina C que a laranja. “As berries contêm o dobro da quantidade de antioxidantes presentes no espinafre e o triplo em relação às laranjas. Além disso, atuam no fortalecimento do sistema imunológico?, reforça.
Paulino aponta o açaí como uma alternativa brasileira, apesar de ser difícil encontrá-lo na forma pura nos Sudeste. ?Na falta da fruta natural, a mais indicada é a versão em pó, que vem em cápsulas e deve ser feita em uma farmácia manipulada de confiança. Não recomendo esses cremes congelados e adoçados, que contêm muito açúcar?.
Como consumir
“Recomenda-se que o consumo de qualquer berry seja feito na forma in natura. Se cozidas, transformadas em recheios, caldas ou geleias, prejudicam o aproveitamento das propriedades funcionais das frutas, já que os nutrientes são degradados durante os processamentos de cozimento, secagem etc. Elas são fáceis de incorporar no dia a dia e podem ser consumidas como frutas, sucos ou, no caso da goji berry, na forma de passas (desidratadas) ou mesmo em sucos. São saborosas e podem ser adicionadas a cereais, saladas de frutas ou iogurtes”, sugere Paulino.
Com informações dos portais Andressa Volpe e Chic.uol.