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Mobilidade como meio

Mobilidade como meio

Evento em São Paulo debateu os desafios de implantar tecnologia no varejo

Tecnologias móveis estão no topo da lista do interesse dos varejistas. Mas elas não devem ser encaradas como um fim, como a última linha de investimentos do setor, segundo Luís Pinto, Manager na área de mobilidade, empresa de soluções para o varejo, que organizou evento sobre as tecnologias aplicadas ao setor em São Paulo. Segundo o executivo, há um longo caminho a percorrer quando o assunto é mobilidade no varejo. Ao contrário do que se imagina, o tema não envolve apenas ponto de venda, mas também a área operacional. ?São dois modelos: o corporativo, que trata da operação de loja, assistência de vendas, logística; e do consumo, que é a mobilidade a favor da fidelização, da marca, da compra?, afirmou.
 
Para que a aplicação de tecnologias móveis seja eficiente, é preciso que os dois modelos conversem. ?Tem de ter consistência nos vários canais?, disse. Essa tecnologia na operação ajuda o varejo a reduzir custos e aumentar a produtividade. Com ela é possível implantar processos logísticos mais eficientes, integrar estoques, alinhar processos globais e locais e alinhar as diversas equipes a um único propósito. No ponto de venda, vale a experiência de compra: o consumidor é atendido por equipes mais bem preparadas e conta com ferramentas que o ajudam a encontrar o que quiser, onde quiser e como quiser. ?Para o consumidor, a implantação da mobilidade na operação e nos pontos de venda envolve interação e uma escala de conceitos de valor?, avaliou Luís.
 
Fazer isso, contudo, não é fácil. Para que a tecnologia de mobilidade caminhe lado a lado com a rentabilidade do varejo, é preciso que ela sirva de suporte para um objetivo e posicionamento bem definidos. ?A mobilidade não é um fim, ela é um meio para a realização destes propósitos?, disse. Apenas a solução de venda mobile, por exemplo, não se traduz em uma experiência completa de compra. Luís ressalta que para esta aplicação o varejista precisa analisar o impacto de cada processo e estudar cenários.
 
Executivo do setor têxtil que esteve no evento e não quis se identificar contou o processo de implantação da mobilidade em sua rede. Segundo ele, o foco não foi na tecnologia, mas no negócio, e sob dois diferentes prismas: público interno, que precisa ser mais ágil nos processos, e externo, que demandava experiência de compras, ainda que dentro de uma operação de massa fast-fashion. ?Nosso mercado é mais complexo e quando se fala em tecnologia falamos de automatização dos problemas. Não queríamos isso?, disse. ?Para uma rede que requer escala, a maior aposta é em mobilidade para eficiência operacional.?
 
Durante o evento da Tlantic foram discutidas as diferenças da aplicação da tecnologia em redes que têm diferentes posicionamentos. Marcas de escala, que têm foco em expansão e consolidação de rede, demandam tecnologia para manter políticas de preços e sortimento. Por outro lado, redes com foco em mercados segmentados apostam na mobilidade com foco em atendimento e serviços. Na ocasião, a Tlantic apresentou uma solução que integra logística, loja, e-commerce e experiência de compra.

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