Pesquisar
Close this search box.
/
/
“A maneira como encarei desafios, sucessos e fracassos moldou meu futuro”, diz Liliane Bernardes, do Grupo Boticário

“A maneira como encarei desafios, sucessos e fracassos moldou meu futuro”, diz Liliane Bernardes, do Grupo Boticário

Liliane Bernardes, diretora de Excelência ao Cliente do Grupo Boticário, dá conselhos de carreira em CX e revela perspectivas sobre a área


No mundo contemporâneo, marcado pela predominância das interações digitais, a diferenciação entre produtos e serviços se torna cada vez mais desafiadora e, portanto, oferecer uma experiência excepcional ao cliente se destaca como uma estratégia competitiva fundamental. Nesse contexto, empresas líderes como o Grupo Boticário têm reconhecido a importância vital do Customer Experience (CX).

Esse foco ganhou ainda mais impulso com a transformação digital acelerada pela pandemia, tornando-se indispensável no setor de varejo. Liliane Bernardes, diretora de Excelência ao Cliente do Grupo Boticário, ressalta que o CX envolve uma série de ações e estratégias dedicadas a melhorar as interações entre a empresa e seus consumidores. Esta abordagem não se limita à fidelização dos clientes, mas estabelece também uma vantagem competitiva significativa em um mercado cada vez mais saturado.

Mas como construir o maior e melhor ecossistema de beleza? Para Liliane, é preciso inquietude, “brilho nos olhos, um olhar para o curto e o longo prazos, sempre buscando estar na vanguarda do varejo norteando nossa estratégia e processo decisório pela centralidade do cliente”.

Isso tudo só é possível, explica a executiva, pois o Grupo Boticário envolve seus colaboradores em uma cultura que propicia um ambiente de confiança, não hierarquizado, que cuida, acolhe e valoriza as pessoas. E essa estratégia impacta diretamente na experiência do cliente, lá na ponta.

Uma carreira dedicada ao CX

Com uma carreira marcada por desafios e sucessos, Liliane começou sua jornada como atendente de call center. Ela enfatiza, para quem tem curiosidade e interesse pelo cliente como uma possibilidade de carreira, a importância de uma mentalidade de crescimento, a paixão pelo que faz e o aprendizado contínuo. Esses pilares foram fundamentais para sua evolução de um papel operacional para um estratégico, refletindo a dinâmica do setor de CX em uma das maiores e mais bem avaliadas empresas do país.

Para os profissionais que começam no setor, a executiva aconselha explorar posições que os coloquem perto dos clientes, ampliando sua compreensão das expectativas e comportamentos do consumidor. Ela ressalta que características como gostar de pessoas, resiliência e capacidade analítica são essenciais. Além disso, adaptabilidade e capacidade de orquestração emergem como habilidades cruciais para o sucesso nesta área.

Confira a entrevista exclusiva de Liliane Bernardes diretora de Excelência ao Cliente do Grupo Boticário:

CONSUMIDOR MODERNO – Qual a importância da área de CX para as empresas atualmente?

Liliane Bernardes – Para uma abordagem mais ampla vale primeiro refletirmos o que é CX,  “são todas as ações e estratégias para melhorar e otimizar as interações realizadas entre empresa e consumidor durante a jornada de compras dos clientes com objetivo de gerar vantagem competitiva, fidelizar os consumidores e reduzir o churn”.

Passamos por uma pandemia, estamos na era digital e aprendendo a lidar com a ambiguidade de gerações, principalmente as novas, somado a toda essa complexidade , cada vez mais temos produtos e serviços comoditizados.

Para lidar nesse contexto a experiência do cliente será o grande diferencial competitivo das empresas, quem não causar uma experiência memorável: jornada fluída, sem fricções e redução de esforços na tratativa de demandas perderão espaço no mercado e por isso o CX assume um papel estratégico central nas organizações.

CM – Você tem uma carreira de sucesso na área. Como foi o caminho até aqui e quais foram os aprendizados nesse percurso?

Liliane Bernardes – O caminho foi repleto de grandes desafios e o primeiro foi acreditar que era possível, mesmo sendo mulher, nascida na periferia, estudando em escola estadual e iniciando no mercado de trabalho como atendente em call center. Esse contexto poderia ter me limitado, mas, pelo contrário, sempre fui muito curiosa e aberta ao desconhecido, encarava os desafios como oportunidades de crescimento e com muita determinação buscava ativamente novos aprendizados. Isso me permitiu desenvolver novas habilidades e aptidões, ampliando minha visão das relações cliente versus empresas sobre diferentes perspectivas, e assim transitar de operacional a estratégico em várias áreas e setores.

Os aprendizados foram muitos, mas destaco três pilares fundamentais:

  • Ter uma mentalidade de crescimento me ajudou a seguir avançando: a maneira como encarei desafios, sucessos e fracassos moldou meu futuro;
  • Fazer o que gostava, em culturas alinhadas com as minhas crenças e proposito faziam meu olho brilhar e me impulsionaram a ir além na máxima potencia
  • A jornada de aprendizado não tem fim, somos eternos aprendizes, precisamos estar alertar para continuar aprendendo ampliando nossa visão de mundo
Liliane Bernardes , diretora de Excelência ao Cliente do Grupo Boticário/Crédito: Grupo Boticário

CM – Diante da experiência que tem na área, na sua visão, quais caminhos podem ser seguidos por quem começa a vida profissional no setor?

Liliane Bernardes – Os caminhos são ilimitados, pode-se começar uma carreira em CX em atendimento e seguir uma trilha de carreira verticalizada, ou iniciar em áreas de vendas, formatação de canal, marketing. Fundamental é entender, em qualquer segmento ou empresa, quais posições te colocam mais próximo do cliente para ampliar a visão de expectativas, necessidades e comportamentos para desenvolver experiências.

Além disso, destacaria que é importante passar por posições operacionais a estratégicas, sempre com o mindset de identificar oportunidades e resolver problemas com foco no cliente.

CM – Quais características, habilidades e skills são necessárias para quem escolhe esse caminho?

Liliane Bernardes – Gostar de pessoas; ser resiliente, encarando problemas como oportunidades; e inconformismo diante de tudo que pode ser melhor são características fundamentais. Além destas soft skills, ter capacidade analítica, comunicação assertiva, adaptabilidade, pensamento sistêmico e capacidade de orquestração são grandes diferenciais.

CM – Vale a pena apostar na carreira em CX? Quais são os principais desafios atuais?

Liliane Bernardes – Estamos falando de uma carreira que está no centro da estratégia das organizações, vale sim apostar. Os principais desafios estão no aculturamento e conscientização das empresas que sua atuação deve ser sobre a perspectiva do cliente. Mas vale ressaltar que não existe um único modelo organizacional de CX, há muitas áreas envolvidas na jornada do cliente. Já orquestrar a cocriação de iniciativas que melhorem a experiencia envolve inúmeras áreas e desenvolver o mesmo nível de priorização e construção de soluções é o maior desafio.

Para crescer, basta seguir uma jornada de aprendizagem continua, buscando experiências complementares que possam ampliar a visão de negócio, entender melhor o ecossistema que que se está inserido e, claro, sem perder o foco no cliente.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]