Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como investir nos serviços de salão de beleza no Brasil?

Como investir nos serviços de salão de beleza no Brasil?

Dados apontam para o crescimento no setor da beleza e profissionais explicam o que é necessário para empreender.

Quantos profissionais de serviços de salão de beleza você conhece? São muitos: cabeleireiro, colorista, manicure, designer de sobrancelha, tratamento de cílios etc. O setor tem solidez no crescimento já que o consumo de produtos e serviços é constante. De acordo com o relatório “Tendências para o setor de beleza em 2023”, publicado no início de 2023 pelo Sebrae-RS e números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e está em 4º lugar entre aqueles que mais consomem produtos de beleza no mundo. Segundo o DataSebrae, em 2022 mais 800 mil profissionais estavam dedicados ao segmento, a maior parte atuando no sistema Microempreendedor Individual (MEI).

Só por isso já podemos afirmar que vale a pena montar um salão de beleza. Para Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas, esses dados são animadores. “Existem diversos fatores que contribuem para a relevância do setor de beleza no Brasil. Primeiramente, o País possui uma população de mais de 200 milhões de habitantes, o que representa um mercado consumidor considerável. Além disso, a cultura brasileira valoriza a estética e a aparência, o que impulsiona a demanda por produtos e serviços de beleza”, explica.

Apesar de ser um setor promissor, o profissional MEI possui obstáculos. “Independente do ramo, todo empreendedor vai enfrentar inúmeros desafios no começo de qualquer negócio. Administrar um negócio envolve algumas dificuldades, especialmente para quem tem pouca experiência nessa área. Mas com certeza a falta de organização financeira é um dos principais problemas que impossibilitam o sucesso de qualquer empreendedor”, revela Marcos Perillo, CFO da Conta Azul, empresa de software para gestão.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Empreender em serviços de salão de beleza

Além de amplo, os profissionais da beleza podem aperfeiçoar sua criatividade e técnica, além de fazer diferença significativa na vida das pessoas. “Os profissionais podem ajudar os clientes a se sentirem mais confiantes, melhorando sua aparência e elevando sua autoestima. A capacidade de fazer com que alguém se sinta bem consigo mesmo é uma recompensa emocional valiosa que atrai muitos profissionais para essa área. Também existe o fator financeiro: bons profissionais estão com as agendas sempre repletas, e recebem o pagamento diariamente (em muitas situações)”, assegura o diretor geral da Beauty Fair.

Para quem pensa em iniciar um negócio no setor é necessário aliar o conhecimento técnico, sempre renovado em cursos, mas também fundamentos sobre marketing, redes sociais, gestão financeira e administração. Maisa Blumenfeld, consultora de negócios do Sebrae-SP, sugere ter um sócio caso uma das competências sejam imaturas. “O salão não funciona sem o profissional técnico, como também não será bem sucedido se não tiver uma gestão organizada e estratégica”, instrui Maisa Blumenfeld.

Como montar um salão de beleza?

A experiência é importantíssima na hora de empreender. Por isso, a consultora de negócios do Sebrae-SP destaca 5 dicas:

Identificar quem será o público que vai atender, pode ser um nicho específico (como cabelo afro, infantil, visão sustentável) ou um salão convencional.

Definir o perfil e comportamento desse público-alvo, traçando classe social, localidade que ele frequenta para consumir serviços de beleza; quanto ele está disposto a pagar; idade; sexo, quais interesses de consumo, o que julga importante para consumir serviços de beleza e etc.

Buscar a melhor localização que vai atender às expectativas e necessidades dos clientes e que tenha um valor de aluguel que esteja de acordo com o investimento que pretende realizar.

Realizar um planejamento, ou seja, colocar no papel as questões em relação a investimentos (reforma, móveis, equipamentos, utensílios), custos fixos e variáveis (aluguel, água, energia, equipe, cota parte do profissional parceiro, estoque, marketing) etc. “Levantar esses valores é primordial para que saiba o quanto de investimento será necessário nesse início do empreendimento quanto nos próximos meses”, comenta Maisa Blumenfeld.

Conheça o Mundo do CX

O mercado no Brasil

Existem diversos fatores que contribuem para a relevância do setor de beleza no Brasil. Primeiramente, o país possui uma população de mais de 200 milhões de habitantes, o que representa um mercado consumidor considerável. Além disso, a cultura brasileira valoriza a estética e a aparência, o que impulsiona a demanda por produtos e serviços relacionados à beleza.

No entanto, de acordo com Marcos Perillo, empreender é arriscado. “Assim como quem quer nadar corre o risco de se afogar, quem quer empreender corre o risco de perder. Quem quebrou um negócio é porque gerenciou mal algum risco. Quando falamos de risco, um dos riscos que levam a empresa a quebrar é o fluxo de caixa”, ressalta o CFO do Conta Azul.

O segredo para ter bons resultados é ter organização. “Um dos pilares da organização de uma empresa é ter os dados econômicos atualizados. É necessário conhecer a sua empresa, o volume de pagamentos, de recebimentos e isso deve ser organizado”, constata Marcos Perillo.

Tecnologia aliada ao gerenciamento de salões

“Se a sua empresa emite mais de 5 notas, eu já digo que você não tem como ter os dados da empresa na sua cabeça e precisa de ajuda da tecnologia”, alerta o CFO do Conta Azul.

Uma das formas de gerir os serviços de salão de beleza é adquirir um ERP de gestão financeira (do inglês Enterprise Resource Planning, que em português se traduz por Sistema de Gestão Integrado). “Um ERP que permita você ter os dados econômicos atualizados. Quando você usa uma ferramenta de gestão, a maneira mais prática de acompanhar a sua empresa é através de gráficos e fluxos. Um ERP vai te dar isso”, esclarece Marcos Perillo.

Um painel com indicadores contribui para o entendimento da saúde financeira do salão. Maisa Blumenfeld indica também o investimento de tecnologias no lado do consumidor. Aplicativos de agendamento onde o consumidor consegue buscar por localidade, tipo de salão, os profissionais, técnicas, horários e valores são boas ideias. Outros apps em alta ajudam o cliente a simular cortes, coloração e maquiagem, ou seja, a tecnologia, cada vez mais fará parte do dia a dia do consumidor e em consequência dos empreendimentos de beleza.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]