Pesquisar
Close this search box.
/
/
In-app payment já é realidade no Brasil

In-app payment já é realidade no Brasil

Essa tendência se concretiza, principalmente, pela facilidade, economia de tempo e conveniência que promovem às pessoas

Pagamentos com cartões de crédito e débito realizados via smartphones ou tablets estão, cada vez mais, no dia a dia dos brasileiros. De acordo com dados da consultoria americana Gartner, as transações por meio de smartphones movimentaram US$ 235 bilhões em 2014, em todo o mundo. Para os próximos três anos, a previsão é de que esse valor triplique e atinja a marca de US$ 720 bilhões.

Essa tendência se concretiza, principalmente, pela facilidade, economia de tempo e conveniência que promovem às pessoas, mudando a forma como bens e serviços são comercializados. Segundo dados da Juniper Research, a compra de bens físicos por meio de dispositivos móveis será responsável por 30% do varejo eletrônicos nos próximos anos.

De uma forma geral, os pagamentos móveis já são realidade no País, por meio da tecnologia in-app payment ou de máquinas mobile POS. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de transações com cartões alcançou R$ 963 bilhões, com aumento de 15,1% em relação ao volume transacionado no ano anterior. O Brasil tem uma das redes de adquirência mais modernas e capilares do globo. São, ao todo, 4 milhões de terminais.

No Brasil, o in-app payment já está presente em grandes aplicativos do mercado, e sua crescente popularidade é mérito da simplicidade e conveniência proporcionada para seus usuários. No caso da EasyTaxi, o passageiro, que já utilizou o aplicativo para chamar o taxi, realiza o pagamento com um toque na tela do smartphone, sem se desviar da experiência de uso do produto. Do outro lado, o motorista, que também utilizou o smarphone para aceitar a corrida e navegar pelo GPS, recebe a confirmação do pagamento instantaneamente pelo aplicativo. No final do dia, o taxista já tem um relatório pronto, de todas as corridas que ele fez. Além da inegável praticidade da solução de in-app payment, não podemos deixar de mencionar a segurança dessas transações, que vêm como um complemento de toda essa inovação e facilidade.

Em curto prazo, podemos dizer que a solução de in-app payment é uma tendência, não só nos aplicativos e plataformas nativas, como é o caso do Apple Pay e Samsung Pay, mas também em todo o mercado mobile. De acordo com a consultoria britânica Timetric, a penetração da telefonia móvel cresceu para 133,5% no Brasil em 2014 e deve chegar a 153,1% em 2019.

O crescimento da base de smartphones no Brasil também é um dos fatores que influenciam a expansão desse meio de pagamento. Um estudo da GSM Association (GSMA) sobre a América Latina, divulgado em novembro do ano passado, destaca que o País tem a quinta maior base de smartphones do mundo, com 89,5 milhões de unidades ao fim de setembro, ficando atrás apenas de China, EUA, Índia e Indonésia. Esse forte crescimento impulsiona os meios de pagamentos móveis, que dependem da penetração desses produtos na população e da rede de dados cada vez com mais qualidade.

* Acacio Santana é CPO da payleven, empresa de soluções de pagamentos móveis

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]