O iFood está expandindo sua presença além do ambiente digital para atuar diretamente nos restaurantes, oferecendo soluções que vão além do delivery. Com o lançamento do iFood Salão, a companhia apresenta o novo totem de pedidos, ferramenta que promove a otimização da operação dos estabelecimentos e amplia o contato direto com os clientes. De acordo com a foodtech, o objetivo é ajudar os restaurantes a venderem mais, conhecer melhor seus consumidores e melhorar a gestão interna.
Nos primeiros testes, os restaurantes passaram a transacionar 75% do GMV (Gross Merchandise Volume, ou Volume Bruto de Mercadorias) do salão pelo totem. Ou seja, grande parte do que os clientes consumiram foi pedido por essa tecnologia. A expectativa é que 1 milhão de pedidos sejam feitos via totens até o primeiro trimestre de 2025.
“Depois de mais de uma década olhando, sobretudo, para o delivery, decidimos ampliar a nossa atuação para levar a tecnologia do iFood também ao salão”, afirma Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes no iFood. “Todos os sistemas de tomada de pedido conectados ao iFood – seja pelo app ou pelo totem – vão ajudar a gerar uma rede de informações ao restaurante, que passará a entender cada vez melhor sobre o comportamento dos seus clientes (no mundo virtual e presencial). Isso vai poder ajudar os donos dos restaurantes a construírem estratégias eficientes de fidelização e aumento de pedidos”.
Outro destaque do ecossistema do iFood no setor de alimentação é o app Garçom, que digitaliza todo o processo de atendimento ao cliente dentro dos estabelecimentos. A ferramenta foca em otimizar o serviço, permitindo que os garçons façam os pedidos de forma rápida e diretamente pelo aplicativo.
Maquinona
Essa novidade é um conjunto de iniciativas que reforçam a presença do iFood como parceiro estratégico dos restaurantes. Um exemplo é o iFood Pago, que oferece soluções financeiras personalizadas para facilitar as transações. Segundo a empresa, o iFood Pago tem como foco ampliar a oferta de soluções que facilitem a rotina de administração dos donos de restaurantes, com gestão financeira completa na palma da mão. Além de oferecer consultoria sobre como impulsionar ainda mais o crescimento do negócio, nos ambientes online ou no salão.
Além disso, a empresa lançou a “Maquinona”, dispositivo de pagamentos que vai além de processar transações: ele utiliza inteligência de dados e Inteligência Artificial (IA) para campanhas de marketing e fidelização de clientes. No primeiro mês de operação, os restaurantes que adotaram a Maquinona observaram um aumento de cerca de 7% nas vendas, impulsionados pela análise de dados oferecidos pelo sistema.
Segundo a empresa, os resultados em agosto foram ainda mais promissores, com cerca de 40% do TPV (Total Volume Payment) dos restaurantes usuários da Maquinona sendo gerados por campanhas de CRM sugeridas pela plataforma. Além disso, os estabelecimentos viram uma taxa de retorno de 6% dos clientes, consolidando a importância da tecnologia para a fidelização e o engajamento.
Nos próximos meses, aproximadamente 5 mil novas maquininhas chegarão ao mercado, com a meta de atingir 50 mil restaurantes utilizando a Maquinona até março de 2025.