/
/
CM Indica: o que você anda lendo sobre IA?

CM Indica: o que você anda lendo sobre IA?

Conheça 7 e-books atuais que auxiliam a construção de conhecimento sobre como aplicar a IA na vida e no trabalho.

Em um mundo onde as novas tecnologias nos deixam tão deslumbrados quanto alertas, a literatura sobre Inteligência Artificial (IA) vem ganhando mais espaço a cada dia.

O conhecimento sobre IA se tornou peça central hoje em discussões sobre novas estratégias de negócios e o seu impacto em nosso cotidiano. E com o avanço acelerado dessa tecnologia, compreender suas implicações, oportunidades e desafios é crucial para indivíduos e organizações.

Algumas obras atuais exploram muito bem a teoria e prática de como podemos aproveitar os benefícios da IA, e como ela pode contribuir em diferentes contextos pessoais e profissionais. No CM Indica de hoje, trouxemos 7 e-books que buscam ampliar o conhecimento sobre a Inteligência Artificial, suas infinitas possibilidades e impactos nos negócios, nas vidas e na experiência do consumidor.

Conheça 7 e-books sobre IA

A guerra das inteligências na era do ChatGPT, de Laurent Alexandre

O ChatGPT marca uma virada fundamental da nossa história. Neste livro lançado em 2024, o autor aborda o uso da ferramenta de uma forma crítica, alertando sobre o momento em que ela chegou na sociedade, além de explicar por que e como os netos de nossos filhos não irão mais à escola. Uma obra provocativa que aborda questões éticas, sociais e técnicas sobre IA, mostrando um futuro completamente inédito, impulsionado pela tecnologia e a criatividade humana.

Inteligência Artificial, análise e ciência de dados, de Chew Chee Hua

Análise e ciência de dados estão mudando o mundo. Este livro, também publicado em 2024, permite que os leitores tenham uma clara compreensão de algumas das mudanças da próxima década. Baseado em dados e problemas reais, a obra utiliza uma abordagem prática aliada à matemática para resolver questões como exploração dos dados e sumarizações, estrutura e visualização, limpeza e preparação, melhores práticas da regressão linear e da regressão logística, árvore de classificação e regressão (cart), redes neurais e strings e mineração de textos.

Inteligência Artificial – Mitos e verdades, de Adriano Mussa

Lançado em 2020, este livro tem o objetivo esclarecer ao leitor o que de fato é a Inteligência Artificial, separar o que é mito e o que é verdade no tema, mostrar quais técnicas e aplicações estão mais ou menos avançadas para uso, além de habilitar qualquer pessoa – mesmo aquelas que não tenham conhecimentos prévios – a reconhecer as reais capacidades da tecnologia. A obra auxilia ainda o leitor a compreender os reais riscos e oportunidades que a IA traz para o futuro do trabalho.

A inteligência artificial é inteligente?, de Lucia Santaella

A autora aborda neste livro a controvérsia entre a inteligência humana e a dos algoritmos, com recortes objetivos, precisos e claros, além de discutir sobre as duas posições com relação à IA: os que não hesitam em demonstrar suas incertezas e aqueles que negam categoricamente a Inteligência Artificial. Publicado em 2023, é um convite à reflexão sobre as capacidades das máquinas e suas implicações para a sociedade contemporânea.

Desmistificando a inteligência artificial, de Dora Kaufman

Publicado em 2022 a obra reúne artigos de Dora Kaufman, que traz uma análise profunda e informada sobre a tecnologia e suas consequências na vida moderna. Em linguagem acessível, a autora aborda essa tecnologia no mercado de trabalho, nas questões éticas, nos aspectos econômicos e regulatórios e também as aplicações e os impactos em áreas como saúde e clima. 

Indo além com IA, de Thomas H Davenport e Nitin Mittal

Considerado um guia para extrair o potencial máximo da tecnologia para as empresas, este livro publicado no final de 2024, apresenta estratégias para elevar o patamar de negócios com a Inteligência Artificial. Davenport e Mittal analisam exemplos de empresas como Anthem, Ping An, Airbus e Capital One, que têm se destacado no uso da IA para melhorar suas decisões e relações com os clientes, resultando em desempenho superior em seus setores.

Inteligência Artificial, de Isaías Lima

Este é um livro-texto, com um conceito mais educacional, e apesar de ter sido publicado em 2016 ainda é recomendado pelo sua abordagem prática e vanguardista sobre IA. Isaías Lima constrói nele uma linguagem adequada para cursos semestrais, e apresenta as aplicações em IA a partir da utilização de de quatro técnicas: Sistemas Fuzzy: métodos que lidam com a incerteza e a imprecisão, permitindo uma representação mais flexível da lógica; Redes Neurais Artificiais: estruturas computacionais inspiradas no funcionamento do cérebro humano, utilizadas para reconhecimento de padrões e aprendizado; Modelos Híbridos (Neuro-Fuzzy): combinações de sistemas fuzzy e redes neurais, aproveitando as vantagens de ambas as abordagens; e Conjuntos Aproximados (Rough Sets): técnica que lida com a incerteza na representação de dados.

E aqui vai mais uma dica de ouro: esses e-books podem ser encontrados na plataforma Minha Biblioteca, um streaming de livros digitais por assinatura. A ferramenta já conta com mais de 1,500 clientes e pode ser usada para diferentes objetivos, possibilitando ainda a personalização dos conteúdos. Confira!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]