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A influência da IA em nossas vidas

A influência da IA em nossas vidas

Consumo, lazer, informações online, novos modelos de negócios... Executivos discorrem sobre os impactos da IA em nossas vidas.

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais integrada em nossas vidas, transformando não apenas negócios e empresas como nosso cotidiano e a forma como trabalhamos e consumimos. Em 2025, as possibilidades trazidas pelo avanço da IA generativa (GenAI) prometem intensificar ainda nossa relação com essa tecnologia tão potente.

À medida que a IA demonstra seus benefícios e capacidades, questionamos alguns executivos sobre aspectos da nossa vida nos quais a IA pode se integrar de forma mais intensa em 2025. Confira!

IA e negócios

CM: Quais inovações impulsionadas pela IA terão um impacto significativo nos modelos de negócios em 2025?

“Já estamos vendo crescer empresas baseadas em entrega de dados e inteligência do consumidor – cada vez mais precisos – e empresas de ‘AI as a service‘, terceirizando soluções de IA já prontas para uso e poupando empresas maiores de terem que desenvolver elas mesmas. Além disso, claro, temos o impacto de algumas funções sendo completamente substituídas pela IA, o que faz com que muitas empresas tenham de reinventar o seu modelo de negócios e pensar estrategicamente como a IA pode ser usada como uma aliada, e não o contrário.” Mariana Diniz, VP, Global Head of CX Digital na Foundever.

“Estamos entrando na era da IA agêntica, que opera de forma independente sem precisar necessariamente de uma intervenção humana. Com esses agentes de IA mais especializados e eficientes, será possível desenvolver soluções personalizadas e de forma ágil. Será um avanço na produtividade das empresas.” Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

“A combinação de sistemas autônomos e agentes, com uma mudança na forma como a informação é acessada e refinada para uso inteligente, vai transformar completamente processos internos, externos, interação com clientes, parceiros e fornecedores. Existe um potencial enorme se as empresas tratarem adequadamente elementos fundacionais de confiança, segurança e responsabilidade, de forma que as atividades ordinárias possam ser automatizadas e os talentos humanos focarem nos processos extraordinários.” Daniel Lázaro, líder de dados e IA da Accenture para América Latina.

“Além de apoiar a tomada de decisões, auxiliar na automação e merchandising, entre tantas outras áreas, o que podemos esperar com IA este ano é uma maior integração com IoT (Internet das Coisas).” Ricardo Yogui, professor e especialista em inovação da ESPM.

Daniel Lázaro, Accenture / Mariana Diniz, Foundever / Marcio Aguiar, NVIDIA / Ricardo Yogui, ESPM (da esq. para dir.)

IA e vida digital

CM: De que maneira a IA pode afetar a forma como consumimos e compartilhamos informações online em 2025?

“Vamos cada vez mais consumir informação que não nos parece confiável e devemos estar atentos a compartilhar informações que não pareçam ter tratamento seguro. Responsabilidade e confiança são elementos vitais tanto na adoção transformacional quanto na escala das tecnologias e técnicas de IA.” Daniel Lázaro, líder de dados e IA da Accenture para América Latina.

“Sistemas mais robustos de autenticação de fonte combinadas com tecnologias como blockchain, alinhadas à IA, irão dar maior comodidade aos consumidores para suas transações e interações eletrônicas. É importante destacar que isso é um processo contínuo, assim como a cibersegurança, que é um tema sensível e que precisa de um cuidado contínuo também.” Ricardo Yogui, professor e especialista em inovação da ESPM.

“É essencial que se cheque as fontes das informações para certificar que venham de veículos confiáveis. Criar métodos de filtrar e identificar conteúdo gerado por IA, proteger propriedade privada e direitos intelectuais e prevenir vieses etc. E a tendência já vem se desenhando para um caminho da transparência radical: onde há um aviso de quando a IA está sendo usada.” Mariana Diniz, VP, Global Head of CX Digital na Foundever.

“Existem soluções de segurança que são baseadas em IA e vem desempenhando um papel importante na proteção de dados e sistemas corporativos. É difícil prever quais caminhos o uso dessa tecnologia irá tomar, mas é importante ressaltar que o fator humano é responsável pela criação final.” Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

IA e vida pessoal

CM: Como a IA poderá afetar os hábitos de consumo e lazer das pessoas em 2025?

“Um grande diferencial será a personalização. Assistentes virtuais, impulsionadas por IA, poderão prever com mais assertividade as necessidades dos consumidores, para sugerir produtos e experiências. Isso já vem acontecendo, porém esperamos que seja intensificado. Por exemplo, a tecnologia poderá criar lista de reprodução ou recomendar algo baseado no humor do usuário.” Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

“Como as novas tecnologias de IA com a IA generativa são ‘de humanas’ e não ‘de exatas’, como as técnicas tradicionais de AI eram, sua interação com os humanos é muito natural. O que, na verdade, vai ser uma mudança é que estas funcionalidades serão muito mais utilizadas em tarefas de rotinas comuns, para as quais não haviam sido planejadas para serem executadas com auxílio ou suporte de IA.” Daniel Lázaro, líder de dados e IA da Accenture para América Latina.

“A IA já vem mudando nossas vidas há alguns anos. Com a chegada da GenAI estamos começando cada vez mais a terceirizar pequenas tarefas do nosso dia, e isso vai cada vez mais se acentuar. A tendência é que que em breve esse conceito de ‘copiloto‘ vai ficar ainda mais disseminado, e todos vamos ter um ‘assistente pessoal’.” Mariana Diniz, VP, Global Head of CX Digital na Foundever.

A IA irá permitir uma maior personalização da experiência do cliente, com maior poder de análise de dados dos clientes e promover recomendações mais assertivas e gerando maior valor ao consumidor. As interações dinâmicas com os clientes, será um outro ganho se comparado com os tradicionais chatbots. A adoção das tecnologias de IA é definitivamente irreversível.” Ricardo Yogui, professor e especialista em inovação da ESPM.

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