Como podemos viver mais e melhor? Essa é uma pergunta que todos nós queremos respostas. Olhando para um futuro próximo, as novas tecnologias aparecem como uma luz para esta questão. A maior expectativa sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) é na área da saúde, isso porque ela pode predizer, diagnosticar possibilidades de doenças e melhorar nossa qualidade de vida.
Nesse contexto, o InovaHC, núcleo de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas, por meio de parcerias estratégicas, tem desenvolvido soluções que exploram uma série de aplicações que promovam maior eficiência nos processos diagnósticos da saúde.
Maco Bego, Diretor-executivo de Inovação do InovaHC, explica que o centro de inovação do Hospital das Clínicas utiliza a IA em diversas áreas, como análise de dados clínicos, apoio à tomada de decisões médicas, desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e parcerias com empresas do mercado para melhorar e predizer o estado de saúde dos pacientes.
“A IA veio para facilitar nossa vida. No âmbito da saúde, ela tem acelerado e ajudado muito nas pesquisas. A criação de novos produtos também é uma coisa que, na saúde, a IA tem de acelerar demais. A gente viu isso acontecer na pandemia, quando as pessoas ainda balançavam um pouco nessa questão, agora as pessoas estão muito mais envolvidas. Outro ponto que destaco é o manejo populacional, na gestão de populações, gestão de problemas, isso a IA tem uma capacidade gigantesca de gerir melhores dados.”, pontua Marco Bego.
Recentemente, no novo laboratório de IA generativa, foi desenvolvida uma ferramenta que auxilia na elaboração de laudos radiológicos com uso de Inteligência Artificial. Com isso, o centro de inovação quer transformar a maneira como laudos radiológicos são criados. Batizado de GAL (Gerador Adaptativo de Laudos), a ferramenta permite a estruturação automática de laudos radiológicos, levando em conta o histórico do paciente, de forma ágil e precisa.
“Estamos usando a IA generativa que ajuda muito a trabalhar com dados sem precisar fazer grandes investimentos, então a gente tem um trabalho hoje usando IA generativa nos laudos, a tecnologia busca a informação para o médico em todo sistema que temos e, quando o paciente chega, já se tem um resumo das informações daquele paciente para o médico em função do que é o motivo daquela consulta”, explica o executivo.
A primeira fase da GAL envolve o uso de modelos de linguagem para a construção de um sumário com informações dos pacientes pertinentes a um determinado exame, facilitando a estruturação de laudos pela equipe de radiologia. Com a aplicação, é esperada uma redução do tempo gasto pelo radiologista no acesso às informações necessárias para analisar as imagens, trazendo mais eficiência no processo de entrega do diagnóstico.
Economia prateada e as seniortechs
Dentro do contexto de negócios e dos desafios que envolvem longevidade, as demandas dos consumidores 50+, as novas tecnologias, surgem as seniortechs para apoiar a jornada de uma vida saudável e ativa desse público.
Desenvolvido em parceria e segundo critérios da Ativen e do Aging 2.0, a iniciativa do InovaHC com as startups colabora para o desenvolvimento de ideias e negócios para o universo 50+. O projeto mapeou startups que desenvolvem tecnologias digitais para o auxílio das necessidades e desejos desses consumidores.
“Nosso objetivo com o Mapa de Seniortechs é mostrar de forma interativa e atualizada o panorama das seniortechs no Brasil e, assim, facilitar o acesso para o público final (idosos, cuidadores e familiares), investidores, empresas e demais interessados no tema da longevidade e economia prateada. A partir de agora, teremos uma plataforma de atualização contínua de startups que tem como foco de atuação o atendimento às necessidades da população 50+.”, destaca o diretor-executivo do InovaHC.
O Grupo Padrão realizará o IA + CX, que abordará o tema “IA vai mudar nossas vidas: Vivendo mais e melhor“. O principal propósito do evento é analisar e mostrar as principais tendências da Inteligência Artificial e do Customer Experience.
O IA + CX ocorrerá no dia 23 de abril de 2024, no endereço: Av. Morumbi, 8076, em São Paulo/SP. Para saber mais sobre a programação completa, acesse: Programação – IA + CX – Inteligência Artificial + Customer Experience (consumidormoderno.com.br).