Pesquisar
Close this search box.
/
/
Android e Play conectaram mais de 35 milhões de brasileiros nos últimos cinco anos

Android e Play conectaram mais de 35 milhões de brasileiros nos últimos cinco anos

Números inéditos do Relatório de Impacto Econômico de Android e Play revela potencial de transformação proporcionado pela oferta de celulares baseados no sistema operacional

Números preliminares de um estudo inédito do Google mostram o impacto econômico e social do Android e da Google Play no Brasil. A estimativa é que o sistema operacional e a loja de aplicativos do Google tenham contribuído com R$ 382 bilhões no PIB brasileiro e ajudado mais de 35,5 milhões de brasileiros a se conectarem à internet móvel nos últimos cinco anos.

Só em 2022, a contribuição ao PIB é calculada em R$ 88 bilhões (cerca de 0,89% do PIB). Além disso, no mesmo período, Android e Play também ajudaram, só em 2022, a manter mais de 238 mil vagas de trabalho diretos ou indiretos na indústria nacional de apps.

O estudo foi apresentado no Playtime, principal evento do Google para desenvolvedores de apps no Brasil, além de suas mais recentes iniciativas, políticas e recursos do sistema operacional e da loja de apps em relação à segurança e inovação.

Ampliando o acesso à internet e impulsionando a economia local

O Android ajudou a acelerar a democratização do acesso à internet no país graças ao seu caráter de plataforma aberta, oferecendo mais opções de marcas, modelos e faixas de preço de dispositivos celulares e tablets que utilizam o sistema operacional.

De acordo com a pesquisa, apenas nos últimos cinco anos, 35,5 milhões de pessoas no Brasil se conectaram à internet usando dispositivos com o sistema operacional do Google.

Variedade, descoberta e expansão internacional

Segundo a pesquisa, os brasileiros têm em média 24 apps baixados em seus smartphones, o que faz do Google Play uma plataforma reconhecida por oferecer uma ampla gama de opções que facilitam o dia a dia dos usuários

 Um dado que reforça essa afirmação é de que 86% dos usuários respondentes concordam que o Google Play permite que eles acessem uma grande variedade de aplicativos, incluindo ferramentas para aumentar

a sua produtividade diária. Além disso, 85% afirmam que as recomendações do app do Google possibilitaram que descobrissem novos apps que não teriam acesso sem esse recurso.

Ainda, o Android e o Google Play são fundamentais para ajudar os desenvolvedores a expandir em outro continente, segundo a pesquisa realizada, 87% dos desenvolvedores expandiram para outros países por meio do Google Play e ter uma base de usuários internacionais é algo prioritário para 86% dos respondentes.

Hoje, a receita gerada pela internacionalização das criações locais equivale a 18% da receita total dos desenvolvedores, sendo Estados Unidos, Espanha e México os principais mercados para onde os apps são exportados, quando consideramos geração de receita.

A pesquisa também revelou que 87% dos desenvolvedores respondentes expandiram suas criações para outros países por meio do Google Play.

Segurança é uma prioridade no desenvolvimento de apps

A pesquisa realizada pela Access Partnership mostra os resultados do esforço da Google em segurança online. 87% dos desenvolvedores de apps entrevistados afirmam que publicar suas criações no Google Play minimiza o risco de ataques em seus aplicativos, quando comparado com outras plataformas.

Além disso, 72% dos respondentes consideram o Google Play a plataforma de distribuição de apps mais segura do mercado. Entre os usuários brasileiros, 76% dos respondentes afirmaram que os recursos da plataforma os ajudaram a reduzir os riscos online aos quais são expostos.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]