Números preliminares de um estudo inédito do Google mostram o impacto econômico e social do Android e da Google Play no Brasil. A estimativa é que o sistema operacional e a loja de aplicativos do Google tenham contribuído com R$ 382 bilhões no PIB brasileiro e ajudado mais de 35,5 milhões de brasileiros a se conectarem à internet móvel nos últimos cinco anos.
Só em 2022, a contribuição ao PIB é calculada em R$ 88 bilhões (cerca de 0,89% do PIB). Além disso, no mesmo período, Android e Play também ajudaram, só em 2022, a manter mais de 238 mil vagas de trabalho diretos ou indiretos na indústria nacional de apps.
O estudo foi apresentado no Playtime, principal evento do Google para desenvolvedores de apps no Brasil, além de suas mais recentes iniciativas, políticas e recursos do sistema operacional e da loja de apps em relação à segurança e inovação.
Ampliando o acesso à internet e impulsionando a economia local
O Android ajudou a acelerar a democratização do acesso à internet no país graças ao seu caráter de plataforma aberta, oferecendo mais opções de marcas, modelos e faixas de preço de dispositivos celulares e tablets que utilizam o sistema operacional.
De acordo com a pesquisa, apenas nos últimos cinco anos, 35,5 milhões de pessoas no Brasil se conectaram à internet usando dispositivos com o sistema operacional do Google.
Variedade, descoberta e expansão internacional
Segundo a pesquisa, os brasileiros têm em média 24 apps baixados em seus smartphones, o que faz do Google Play uma plataforma reconhecida por oferecer uma ampla gama de opções que facilitam o dia a dia dos usuários
Um dado que reforça essa afirmação é de que 86% dos usuários respondentes concordam que o Google Play permite que eles acessem uma grande variedade de aplicativos, incluindo ferramentas para aumentar
a sua produtividade diária. Além disso, 85% afirmam que as recomendações do app do Google possibilitaram que descobrissem novos apps que não teriam acesso sem esse recurso.
Ainda, o Android e o Google Play são fundamentais para ajudar os desenvolvedores a expandir em outro continente, segundo a pesquisa realizada, 87% dos desenvolvedores expandiram para outros países por meio do Google Play e ter uma base de usuários internacionais é algo prioritário para 86% dos respondentes.
Hoje, a receita gerada pela internacionalização das criações locais equivale a 18% da receita total dos desenvolvedores, sendo Estados Unidos, Espanha e México os principais mercados para onde os apps são exportados, quando consideramos geração de receita.
A pesquisa também revelou que 87% dos desenvolvedores respondentes expandiram suas criações para outros países por meio do Google Play.
Segurança é uma prioridade no desenvolvimento de apps
A pesquisa realizada pela Access Partnership mostra os resultados do esforço da Google em segurança online. 87% dos desenvolvedores de apps entrevistados afirmam que publicar suas criações no Google Play minimiza o risco de ataques em seus aplicativos, quando comparado com outras plataformas.
Além disso, 72% dos respondentes consideram o Google Play a plataforma de distribuição de apps mais segura do mercado. Entre os usuários brasileiros, 76% dos respondentes afirmaram que os recursos da plataforma os ajudaram a reduzir os riscos online aos quais são expostos.