O setor de seguros está passando por um período de profundas mudanças, e muitas delas estão sendo impulsionadas pelas novas tecnologias como a Inteligência Artificial generativa (GenAI).
A Konecta, empresa que se destaca no setor de gestão de clientes, especialmente na área de BPO (Business Process Outsourcing) focado em experiência do cliente (CX) para o mercado de seguros, possui uma visão positiva sobre esses avanços e desafios.
Recentemente a companhia, elencou algumas das principais tendências que estão moldando o setor de seguros ao redor do mundo, e que impactarão o mercado nos próximos anos.
Tendência 1: Mudança cultural
Historicamente, costuma-se dizer que o setor de seguros tem uma natureza transacional e frequentemente é lento para se adaptar. Mas não é bem isso. Em todo o ecossistema desse mercado, há uma crescente aceitação do papel que novas abordagens, novas tecnologias e novos produtos desempenham hoje uma mudança cultural no setor. Mudança que leva o conceito de “seguro” a se tornar mais minucioso e com diversos tipos de ofertas. E tudo isso traz uma grande oportunidade para os players inovarem, reimaginarem seus negócios e superarem as expectativas dos clientes.
Tendência 2: Experiências mais humanizadas
Assim como em outros setores, os clientes de seguros estão cada vez mais buscando experiências únicas, acolhedoras e humanizadas. As marcas além do desafio da eficiência devem construir lealdade para alcançar diferenciação e relevância nesse mercado. Davide Diemmi, desenvolvedor de Negócios em Seguros & Estrategista na Konecta, afirma que multicanalidade para simplificar a compra de apólices, melhorar a gestão de sinistros e oferecer serviços personalizados são alguns dos caminhos. E que as ramificações de seguros “não-vida” e a conexão de forma empática nos canais digitais em tempo real são outras grandes oportunidades para os próximos anos.
Tendência 3: Transformação digital em tudo
O futuro dos seguros está sendo impulsionado pela tecnologia. Fato. E para competir, as marcas devem acelerar a adoção de tecnologias avançadas – incluindo IA generativa –, análise de dados e automação de processos. Isso atende às necessidades individuais dos clientes, proporciona experiências digitais contínuas e aprimora o CX da marca, além de melhorar a tomada de decisões, otimizar operações e aumentar a eficiência na avaliação de riscos.
Tendência 4: Novos sistemas
À medida que as seguradoras buscam avançar nessa jornada de transformação digital, sistemas legados pré-existentes podem ser desafiadores quando é necessário incorporar novas tecnologias e IA neles. Para superar esse gap, a Konecta tem utilizado soluções totalmente baseadas na nuvem, usando GenAI e blockchain para fornecer altos níveis de segurança, velocidade e flexibilidade. Nessa jornada, o uso de plataformas sem código (no-code) e de baixo código (low-code) também permite configurar rapidamente novos produtos e ofertas.
Tendência 5: Crescimento do segmento “não-vida”
Não há dúvidas que as novas tecnologias e as demandas dos consumidores estão abrindo caminho para produtos inovadores. O olhar para o segmento de “não-vida” está totalmente alinhado a esse avanço no setor de seguros. Por exemplo, o seguro paramétrico (ou baseado em índice), que paga uma quantia predeterminada quando um evento específico (como um desastre natural ou um evento meteorológico) ocorre sem necessidade da avaliação dos danos reais. Uma abordagem que simplifica o pagamento dos sinistros reduzindo custos administrativos e é viabilizada pelo uso da análise avançada de dados.
Outro exemplo: seguradoras automotivas já estão utilizando dados provenientes de dispositivos instalados nos veículos para calcular prêmios personalizados com base no comportamento ao volante; seguradoras saúde estão usando telemetria domiciliar (home telemetry), dispositivos vestíveis (wearables) e aplicativos para monitoramento ou identificação precoce de condições crônicas. O modelo pay-per-use está se tornando mais atraente aos consumidores do que prêmios fixos. Outro exemplo: prêmios de seguro automotivo baseados na quilometragem ou horas dirigidas.
GenAI
Por fim, as expectativas dos consumidores certamente crescerão em relação ao futuro do mercado de seguros e os avanços com IA. Para se ter uma ideia, um relatório global de pesquisa sobre IA generativa no mercado de seguros da Insight Ace Analytic, revelou que o tamanho do mercado de seguros com GenAI foi avaliado em US$ 575 milhões em 2023 e deve aumentar quase dez vezes até 2031, alcançando US$ 5.598 milhões – um CAGR de 33,59%.