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Do planograma à jornada: Como os gêmeos digitais estão redesenhando o GC

Do planograma à jornada: Como os gêmeos digitais estão redesenhando o GC

Gêmeos digitais oferecem diversas possibilidades para o varejo, e o Gerenciamento de Categoria tem ganhos em eficiência e assertividade.

O varejo está em plena transformação, e uma tecnologia antes associada à indústria e à engenharia está ganhando força nas operações de loja: os gêmeos digitais. Mas, como essa inovação pode revolucionar o Gerenciamento por Categoria (GC)?

Neste artigo, compartilho algumas das aplicações práticas de como os gêmeos digitais já estão potencializando decisões estratégicas, táticas e operacionais no Gerenciamento por Categoria.

Simulação de planogramas e exposição de produtos

Atualmente, um dos mais utilizados, o uso de gêmeos digitais permite testar diferentes versões de um planograma sem mover uma única gôndola.  

Através dele é possível simular:

  •  A performance de SKUs por posicionamento;
  • O impacto visual da exposição;
  • O comportamento esperado do shopper com cada ajuste.

 Os resultados são inúmeros: ganhos de produtividade, redução de rupturas e aumento da conversão.

Definição do sortimento ideal por cluster

Com dados reais de loja, perfil do shopper, histórico de vendas, variáveis sazonais, os gêmeos digitais simulam diferentes cenários de sortimento. O que possibilita: 

  • Analisar a contribuição de cada SKU;
  • Otimizar o espaço de gôndola;
  • Personalizar o mix por loja, região ou missão de compra.

Resultado: menos excesso, mais eficiência e produtividade, mais vendas e margem.

 Mapeamento da jornada do shopper no PDV

A circulação dos clientes também pode ser reproduzida virtualmente. Mapas de calor, câmeras e sensores alimentam modelos que permitem mostrar:

  • Zonas quentes e frias da loja;
  • Barreiras e atritos na navegação;
  • Oportunidades de cross-merchandising.

Com isso, o GC passa a atuar como estrategista da jornada de compra.

Calendário promocional: simule antes de executar

Com a utilização do gêmeo digital, é possível:

  • Testar elasticidade de preço e promoções por categoria;
  • Simular impactos de canibalização;
  • Medir retorno de ações antes de irem ao ar.

 O que permite decisões mais inteligentes, baseadas em dados.

 Mas, não para por aí. Suas aplicações versam também no tema de treinamento e sustentabilidade.

Treinamento virtual das equipes de loja

Gêmeos digitais criam um ambiente seguro para capacitação:

  • Execução de planogramas;
  • Ajuste de mobiliário;
  • Ativação promocional.

Resultado: mais padronização, menos retrabalho e implantação mais ágil.

Sustentabilidade Aplicada ao GC

É possível medir e simular:

  •  A pegada de carbono de um sortimento;
  • O impacto de embalagens e fornecedores;
  • A performance de SKUs sustentáveis.

Tema este de extrema relevância nos dias atuais: o GC com visão ESG: eficiência com responsabilidade! 

A Evolução do GC É Agora! Com os gêmeos digitais, o Gerenciamento por Categoria ganha ainda mais destaque nos pilares estratégicos, deixando de ser (erroneamente) apenas uma disciplina de sortimento e exposição – e passa a ser um laboratório estratégico de simulação e decisão inteligente.

Você está pronto para essa nova era?

Se você também acredita no poder dos dados e da simulação para transformar o varejo, adoraria conversar!

Participem conosco desta jornada evolutiva!

Fatima Merlin é fundadora e CEO da Connect Shopper, Conselheira, Board Advisor, Embaixadora da GS1 Brasil, Retail Thinker da Varejo180, Mentora e Palestrante. Mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em marketing, gerenciamento por categoria e shopper atuando há mais de 30 anos na área.

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