Em fevereiro o varejo viu o fluxo de consumidores cair 5,7%, na comparação com fevereiro de 2014, segundo indicador divulgado hoje (3) pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
Frente a janeiro, fevereiro apresentou recuo de 8,7% no fluxo.
Esse recuo, segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, já era esperado. ?A queda no consumo já era esperada e tem entre seus principais motivos as mudanças na política econômica, a retração no crédito e, principalmente, a crise de confiança estabelecida no País?, destacou em nota. “Neste momento, é preciso pensamento estratégico e medidas que favoreçam a retomada?, completou Terra.
O Carnaval foi fator determinante para a queda. Somente nesse período, houve recuo de 13% na média diária do fluxo em relação ao mesmo período do ano anterior.
?O mês mais curto era esperado que apresentasse uma queda significativa. Partindo desse pressuposto, podemos estimar que em março deve haver alguma alteração, por ser um mês com mais dias úteis?, avaliou, em nota, Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate.
?Temos muitos feriados este ano e, vale lembrar, que abril é um dos meses com menos dias úteis em 2015. Isso significa que março precisa ser muito bem aproveitado pelo comércio?, disse, em nota, Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.
Considerando os dois primeiros meses do ano, o recuo de fluxo foi 5,8% menor, frente ao mesmo período do ano passado.
Leia mais
Vendas em SP caem 9,2% em fevereiro