/
/
Ensine a comprar e tenha um melhor caminho para vender

Ensine a comprar e tenha um melhor caminho para vender

Você ouve ou lê dicas sobre como economizar, acabar com as dívidas e racionalizar sobre o uso do dinheiro. Mas, hoje você lerá algo diferente
 
Segundo Dan Ariely, especialista na chamada economia comportamental, o ser humano evoluiu desde que começou a andar ereto, mas ainda não tem a capacidade intelectual bem desenvolvida para lidar com o dinheiro. Sua linha de estudos é a irracionalidade.

Ariely apresentou seus estudos durante o evento HSM Management, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro. Para ele, não sabemos avaliar corretamente o custo de oportunidade, ou seja, como dimensionar corretamente quando uma compra ou gasto realmente vale a pena. 

Segundo o pesquisador, existem maneiras boas e ruins de lidar com o dinheiro e ele enfatiza as ruins. ?Não sabemos avaliar o dinheiro em termos absolutos, mas em relativos, somos manipuláveis em qualquer coisa que reduza a dor de pagar (cartão de crédito em vez de pagar à vista), não percebemos o esforço por trás do valor cobrado (a diferença do médico que cobra R$ 500,00 a consulta e do outro que cobra R$ 50,00) e cobramos por ?justiça? em tudo o que temos de pagar?.

?Além do mais, não somos devidamente educados a economizar, seguimos as regras do ambiente, adoramos o grátis. Em suma, somos irracionais?, complementa Ariely. 

A crise que o país enfrenta hoje, para ele, é fruto da irracionalidade no trato com o dinheiro. ?O governo gastou desmesuradamente, acreditando que seu caixa teria fundos para sustentar as benesses concedidas a uns e estimulou as pessoas a gastarem o pouco que tinham para sustentar uma economia anabolizada, dopada por crédito irreal?, critica o pesquisador.

?Existe dor nos bolsos vazios, nas contas em atraso e na frustração de ver sonhos sendo afastados pela crise. Ao invés do varejo lançar campanhas que fomentem e confundam os custos de oportunidade, seria mais saudável que buscassem formas menos ostensivas de comunicação?, comenta Jacques Meir, diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão, ao cobrir a palestra do pesquisador.

Para Ariely, as empresas e os varejistas poderiam colher frutos positivos se se dedicassem a ensinar para o consumidor sobre o verdadeiro valor do dinheiro; o que significa cada real a ser utilizado na compra.

 Jacques comenta que, como as empresas varejistas precisam pensar na saúde do caixa, parece razoável gritar promoções. ?Reduzir preços e custos é uma necessidade imperiosa, sem dúvida. Mas dar sentido às compras do consumidor também é. Trata-se de estabelecer laços de confiança com quem está decepcionado e sentindo-se traído, de colocar-se no mesmo patamar dele e estender a mão para colaborar?. 

Uma estratégia racional
O diretor de conhecimento do Grupo Padrão da um exemplo de algo que pode funcionar. ?Ao invés de chamar o consumidor para aproveitar parcelas que cabem no bolso, chame-o para orientar como gerenciar o próprio orçamento e entender se é possível assumir compromissos e em que medida. Não venda. Ensine a comprar?. 

?Não se joga impunemente 50 milhões, 60 milhões de pessoas no mercado consumidor. Estamos todos pagando a conta. E, mais do que nunca, precisamos aprender como pagá-la com o mínimo de sacrifício para que possamos evoluir como mercado?, comenta Jacques.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]