As vendas de passagens aéreas, pacotes de turismo e outros produtos e serviços ligados ao setor devem apresentar em 2015 um crescimento de 14% em relação a 2014, ultrapassando a casa de US$ 13 bilhões, de acordo com uma estimativa feita pela eMarketer.
Em 2014, impulsionado pela Copa do Mundo, o setor teve uma expansão de 34,2%. A expectativa é que o crescimento desacelere nos próximos anos, por conta da maturação do mercado, e chegue a 2018 com expansão de 9%, para US$ 17,72 bilhões. Os valores estimados pelo eMarketer tomam como referência a cotação de R$ 2,16 para o dólar, em vigor em 2013.
Globalmente, as vendas on-line de turismo no Brasil representam apenas 2,6% do total mundial, o que faz do país o sexto maior mercado global. No contexto latino-americano trata-se do maior mercado, seguido pelo México (que deverá fechar 2015 representando 2,3% do total global) e, bem distante, pela Argentina (0,4%).
Números divulgados pela comScore em maio do ano passado mostram que, na época, 12% do tráfego em sites de viagem no Brasil decorreu de acessos por meio de dispositivos móveis, o dobro do índice obtido um ano antes.
Leia mais:
Um sonho digital