Pesquisar
Close this search box.
/
/
Uma lição que toda empresa – e o Brasil – precisa aprender: para vencer é preciso crescer

Uma lição que toda empresa – e o Brasil – precisa aprender: para vencer é preciso crescer

O desafio de crescer parece assustador. Até que ponto estamos prontos, como empreendedores e cidadãos, a fazer o que precisa ser feito?

Os dados são cristalinos e irrefutáveis: se queremos vencer, ser bem-sucedidos, é imperativo crescer. A realidade se impõe cada vê mais rápido e soluções paliativas evaporam velozmente. O marketing, como disciplina, está sendo atropelado e espancado diariamente e o motivo é simples: é preciso que ele – e todas as áreas da empresa – assumam o compromisso de crescer rapidamente.

Esse foi o tópico central da discussão que vimos no VivaTech, um debate que reuniu François Renard, Vice-Presidente Executivo de Marketing Global da Renault, Jim Jackson, Chief Marketing Officer da HPE, Jesko Perrey, da McKinsey, Karin Timpone, Executiva Global de Marketing da Marriott International e Linda Dauriz, Diretora de Experiência do Cliente da Hugo Boss.

VIVATECH: O novo passo a passo do crescimento em uma era de mudança

O painel trouxe uma discussão baseada justamente em um dos pontos cruciais da apresentação de Jesko Perrey (veja aqui): a construção de uma mentalidade de crescimento. Linda Dauriz, da Hugo Boss, por exemplo, diz que a companhia precisa informar e pressionar as lideranças para que sejam capazes de tomar boas decisões orientadas ao crescimento. Particularmente, no entender de Karin Timpone, da Marriott, está a disposição para investir em ações que visem alcançar objetivos de crescimento, que ampliem o alcance de clientes e façam o time ter gosto por crescer.

O papel da tecnologia

Renard, da Renault, afirma que a tecnologia pode ser um grande vetor de crescimento, particularmente em um mundo complexo. Só que as empresas realmente precisam ter pessoas com a ambição de crescer continuamente. A tecnologia é um facilitador para levar ideias adiante. Jim Jackson comentou que uma boa forma de despertar o engajamento dos talentos em torno de uma agenda de crescimento é fazê-los vivenciar os problemas de áreas distantes das suas, para gerar ideias a partir do que observam em tarefas e práticas que não fazem parte do cotidiano. É o “olhar de fora” que cria oportunidades.

No caso de empresas globais, o exercício de “olhar de fora” ganha ainda mais relevo, por conta da possibilidade de combinar talentos de diferentes culturas e mercados para criar novos planos que traduzem insights, trazem eficiência, velocidade e energizam a empresa.

O desafio de crescer

O papel do investimento

A equação do crescimento depende de investimento. Empresas que represam sua capacidade e disponibilidade de investimento ficam presas à armadilha da estagnação. As decisões de investimentos devem levar conta a ativação constante dos clientes, para aumentar sua contribuição, a conquista de novos clientes, o desenvolvimento de canais integrados e o redirecionamento de recursos para motores de crescimento acelerado. Evidente que a liderança precisa estar pronta para orquestrar essas ações, tendo o cuidado de construir uma oferta digital. Porque no fim do dia, o digital é o grande campo produtor de dados que permitem alcançar negócios e orientar investimentos com precisão. O ponto de melhoria é que as empresas mal conseguem utilizar com eficácia 8% dos dados que coletam. Ou seja, todo investimento voltado para compreender, interpretar e trabalhar dados no desenvolvimento do negócio é imprescindível.

O desafio de crescer

O futuro

A criatividade e os dados podem caminhar lado a lado para oferecer melhores respostas para os clientes e, consequentemente, para as empresas. O futuro abre muitas possibilidades diante do alcance das disrupções que alcançam praticamente todas as indústrias, sem distinção. O desafio do crescimento é ainda mais decisivo em um momento de transformação, onde os modelos de negócio perdem sentido rapidamente. Pensemos nos carros autônomos e seu impacto sobre a atividade da indústria automobilística, de energia fóssil (o carro autônomo certamente será elétrico), de seguros, de Internet das Coisas, varejo, mobilidade e bebidas (beber e dirigir será uma mensagem que perderá o sentido). Nesse sentido, forças transformadoras que impactam um segmento podem criar ondas de choque que reverberam até mesmo em setores distantes.

De todo modo, a busca pelo crescimento parece cada vez mais fundamentada na captura, uso e interpretação dos dados, aliado a uma mentalidade dedicada incansavelmente a expandir vendas, negócios e resultados positivos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]