Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cursos online: dicas para escolher a opção que será mais vantajosa

Cursos online: dicas para escolher a opção que será mais vantajosa

Grande oferta de cursos pode tornar escolha difícil; é preciso ir ao encontro do que o mercado pede

A procura por cursos online aumentou desde o início da pandemia. Os frequentes períodos de isolamento social, as alterações na rotina de trabalho e o crescimento da competitividade, pressionada pelas demissões, impulsionaram as buscas por cursos e certificações para melhorar o currículo, adquirir ou lapidar habilidades e conhecimentos. Diante dessa nova demanda, como escolher o curso adequado às suas necessidades?

A aprendizagem contínua e o aprimoramento de habilidades, ou upskilling, é a ordem para vencer esse período desafiador que ameaça a vida e o ciclo econômico. Para isso, existem diversas possibilidades de cursos online que podem dar um upgrade no currículo e abrir portas para o mercado de trabalho.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), em 2020, os cursos profissionalizantes digitais atingiram a marca de 1,3 milhão de estudantes. Eles são ofertados por universidades, empresas e institutos comprometidos em qualificar mão de obra para diferentes áreas de atuação.

Escolhendo uma entre as milhares de possibilidades

Atualmente, é possível encontrar cursos online dos temas mais comuns aos mais inusitados. São muitas opções com diferentes níveis de profundidade, carga horária e especificidades. Mas, com a vasta oferta, aumenta-se também a dificuldade de selecionar as melhores opções.

Portanto, é fundamental situar-se para encontrar o curso que mais se adequa às necessidades que você e o mercado demandam. É importante atentar-se para alguns fatores que devem ser observados antes de fazer a escolha pelo curso, a fim de evitar arrependimentos futuros:

1. Identificar diferenças de formato, acesso e preço

Os cursos variam bastante com relação à carga horária, material de apoio e interações com os professores. De acordo com o executivo Sergio Agudo, CEO da Curseria, plataforma de cursos online, é importante se atentar à grade de matérias, conteúdo que será disponibilizado e tempo de acesso permitido.

2. Estabelecer metas e objetivos prévios

Sergio Agudo ressalta a importância de o aluno estabelecer metas e identificar os objetivos que possui em relação à concretização do curso. Em seguida, o executivo orienta que o estudante conheça a dinâmica do curso escolhido e, baseado na proposta de ementa ofertada, observe as particularidades. Um exemplo disso é verificar se o curso é ministrado em aulas gravadas ou se existem datas pré-estabelecidas em que o aluno precisa estar logado.

Desta maneira, fica mais fácil se organizar e, inclusive, identificar se o próprio estudante tem disponibilidade para acompanhar o curso, evitando desistências por cansaço ou falta de tempo.

3. Avaliar o custo-benefício

Em relação a isso, o CEO da Curseria alerta os alunos para a importância de compreender o custo-benefício que determinado curso pode trazer para o desenvolvimento profissional e pessoal.

E, desta maneira, sugere que os estudantes sejam capazes de:

  • Identificar se existe material de apoio e a qualidade dele;
  • Observar se o curso online condiz com suas metas de curto, médio e longo prazo;
  • Pesquisar o nível de expertise dos professores em relação ao tema;
  • Buscar as avaliações e feedbacks de outros ex-alunos da instituição escolhida, para evitar surpresas desagradáveis.

4. Certificar-se de que o curso atinge a demanda do mercado

Já o especialista em capital humano e empregabilidade, Rogerio Bragherolli, complementa dizendo que antes de buscar um curso online que aprimore ou desenvolva novas habilidades, é válido saber se o curso está realmente aderente às expectativas da área de atuação.

“É importante verificar as tendências do mercado. Realizar pesquisas através de vagas de recrutamento para visualizar o que as empresas estão pedindo, e com isso ter uma ideia sobre quais as expectativas do mercado para o novo profissional”, orienta o especialista.

Desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho

Ao escolher e fazer um curso online, além de aprimorar as capacidades, aumenta-se também a empregabilidade. Com um colaborador atualizado às necessidades do mercado de trabalho, há também a sua valorização na empresa.

Segundo Rogerio Bragherolli, os departamentos de recursos humanos mais modernos estão promovendo o upskilling como forma de reter talentos e desenvolver pessoas.

O upskilling é uma metodologia, usada no âmbito do trabalho, que promove constante aprimoramento ou upgrade de habilidades adquiridas que podem favorecer tanto os colaboradores quanto as empresas. “Nós podemos dizer que é uma maneira de aprimorar as competências já adquiridas, é uma evolução constante”, afirma Rogerio Bragherolli.

De acordo com o especialista em capital humano e empregabilidade, essa metodologia resulta em uma situação de ganha-ganha, win-win situation. Onde o indivíduo deve ser o principal responsável pelo desejo de aprimoramento, mas não o único.  Isso porque os RH modernos trabalham tal qual um maestro, que direcionam harmoniosamente colaboradores e empresa, para o aumento de competências e para o desenvolvimento de profissionais com qualificação adequada.

“As empresas que estão preocupadas em desenvolver as competências essenciais de seus profissionais, que querem fazer a potencialização do capital humano, são as companhias preocupadas com a sua sobrevivência. Pois, no final do dia, o que faz a diferença entre as empresas e seus concorrentes é a competência de seus colaboradores”, diz Rogerio Bragherolli.

A busca por cursos online não é apenas modismo ou reação ao maior tempo que as pessoas estão passando em casa, mas, sim, uma tendência no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Ao buscar um novo curso tenha em mente que sua escolha está amparada por um movimento que também interessa às empresas e empregadores. Caso você esteja empregado, discuta seus objetivos e expectativas com sua liderança ou com o setor de RH para otimizar sua escolha e render tantos frutos pessoais quanto para a organização.


+ Notícias 

Conheça 9 mini cursos para fazer em 2021 

Mulheres empreendedoras: curso gratuito da ONU aborda digitalização de negócios 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]