Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cresce o interesse pelo WhatsApp e Messenger como canais de compras online

Cresce o interesse pelo WhatsApp e Messenger como canais de compras online

Aplicativos do Facebook aparecem pela primeira vez na lista dos mais usados para compras. Maioria dos que compram online já usou o WhatsApp

Atualmente, 71% dos consumidores móveis brasileiros são usuários ativos mensais de m-commerce. Ou seja, realizaram pelo menos uma compra pelo smartphone nos últimos 30 dias. A conclusão é da pesquisa Panorama Mobile Time / Opinion Box, que descobriu que o WhatsApp e o Facebook Messenger vêm crescendo na preferência dos consumidores móveis.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O levantamento ouviu mais de 2.000 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A pesquisa revelou que as mulheres (73%), mais do que os homens (65%), preferem comprar pelo smartphone em vez de usar o computador. Já na classificação por renda, 57% dos brasileiros das classes A e B preferem comprar pelo smartphone. Os consumidores das classes C, D e E (73%), por sua vez, gostam mais de usar os celulares.

No total, 69% dos consumidores que participaram da pesquisa disseram que preferem comprar pelo celular. Além disso, a satisfação dos brasileiros com a experiência no m-commerce cresceu. Na última pesquisa, feita em abril, 83% dos consumidores estavam satisfeitos ou muito satisfeitos. Seis meses depois, a pesquisa mais recente mostra que o índice de satisfação aumentou para 88%.

WhatsApp e Messenger

Na última edição da pesquisa, WhatsApp e Facebook Messenger apareceram pela primeira vez no ranking dos apps mais usados para m-commerce no Brasil. Na ocasião, os apps foram citados como favoritos por 8% e 5% dos consumidores, respectivamente. Em agosto, o WhatsApp lançou a sua versão Business, que tem como foco o atendimento ao consumidor. Apesar disso, o canal vem sendo usado para gerar vendas.

O WhatsApp e o Messenger já foram usados para compras por boa parte dos consumidores. No caso do mensageiro, 61% dos consumidores móveis disseram já tê-lo usado para compras. Já o Facebook Messenger teve uma adesão menor, mas ainda significativa, para este fim – 45%.

Mercado Livre lidera

Os dois aplicativos não apareciam na lista dos aplicativos mais usados para comércio no Brasil em setembro do ano passado. Neste ano, porém, o WhatsApp já figura na lista, no sétimo lugar, com 12% das menções. Mais atrás, o Facebook Messenger tem 6% das menções e ocupa a décima segunda posição.

O líder do ranking dos mais usados para compras é o Mercado Livre. A plataforma lidera a lista desde o início da série histórica da pesquisa, em 2016. De setembro do ano passado para cá, o Mercado Livre ainda cresceu 4 pontos percentuais na preferência dos consumidores – passou de 33% em 2017 para 37% em 2018.

O Mercado Livre é seguido pela Americanas.com, iFood e AliExpress. O iFood tem menos da metade das menções que possui a Americanas.com. Enquanto a primeira foi citada por 15%, a última teve 32% das menções.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]