Uma pesquisa realizada pelo instituto ICM para a revista Retail Week mostra que três quartos dos consumidores britânicos acreditam que não deveriam pagar por serviços de click & collect, no qual as compras feitas on-line são retiradas pelos clientes em lojas físicas.
O resultado bate de frente com a medida tomada na semana retrasada pela rede de lojas de departamentos John Lewis, que passará a cobrar, no fim do mês, uma taxa de £2 por pedidos abaixo de £30. A empresa disse que o modelo de delivery gratuito é insustentável.
Dos consumidores dispostos a pagar pelo click & collect, 11% se dispõem a pagar entre £1 e £2 para retirar seus pedidos nas lojas, enquanto 5% dizem que pagariam entre £3 e £5. Apenas 2% pagariam £10 pelo serviço. Os consumidores mais velhos têm uma propensão menor a pagar pelo click & collect: 88% das pessoas entre 55 e 64 anos não querem que o serviço seja cobrado. Entre os clientes entre 18 e 24 anos, esse porcentual cai para 56%.