Já faz alguns anos que a Hapvida nasceu. Porém, cada vez mais, a empresa atua com foco no cliente. “Nossa empresa foi criada pelo Dr. Cândido, um médico oncologista, em 1993” conta André Rosas, diretor superintendente da Hapvida. O primeiro empreendimento foi um hospital, alguns anos antes. Porém, diante do fato de que o plano de saúde era fundamental, o médico decidiu mudar a própria atuação. Assim, nasce a companhia. “Ele teve que se transformar em vendedor para vender um plano de saúde”, diz.
Ele conta ainda que esse negócio, ao invés de precisar dar lucro em diversas etapas e variados formatos, atende e ganha pelo modelo de operadora. “Assim, temos escala de compra, definição de protocolo, padronização da operação, previsibilidade de custos e gestão tecnológica”, comenta. Dessa forma, a empresa ampliou a eficiência e a qualidade com qual atende. “Temos produtos e entregas que permitem que o produto final fique em nossas mãos”, sustenta.
Além disso, Rosas aponta que o investimento em rede própria é fundamental para garantir o bom atendimento. Não por acaso, em 2009 a empresa passou a trabalhar cada vez mais para se tornar organizada e eficiente. Nesse pacote, incluem-se iniciativas focadas em design thinking. A meta, é claro, é a saúde do cliente.