Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como planejar um orçamento familiar para 2016

Como planejar um orçamento familiar para 2016

Criar um orçamento familiar anual é o primeiro passo para começar o novo ano com o pé direito
 
Ao antecipar a organização financeira da família, é possível fazer uma análise dos gastos do ano que passou e planejar mudanças para os 365 dias que ainda estão por vir. O foco deve sempre ser em alcançar mais segurança financeira e realizar sonhos comuns a todos, como uma grande viagem ou dar a entrada no apartamento próprio. 

É importante que todos os integrantes da família estejam envolvidos com seu planejamento, colaborando no controle de gastos e fazendo sua parte para consumir de forma consciente. 

Veja como planejar um orçamento familiar para 2016.

Faça um balanço do ano que passou

Quais foram os principais gastos em 2015? Quais foram as receitas familiares? Houve alguma categoria do orçamento em que as despesas foram maiores do que deveriam? Há alguma área em que a família tem potencial para economizar como, conta de luz, gás, alimentação? 

Para fazer este balanço, é importante a colaboração de todos não só na identificação dos gastos e receitas, como na sugestão de mudanças de hábitos que poderão impactar positivamente o orçamento familiar.

Defina as metas anuais da família

Antes mesmo de começar a montar o orçamento familiar de 2016, é essencial que todos os integrantes da família definam, juntos, quais são as metas para o ano que vai começar. Depois de fechar as metas, organize-se financeiramente a partir delas, definindo quanto a família terá que economizar para atingir seus objetivos e como poupar em cada setor da vida para juntar esse dinheiro.

Comece o orçamento familiar elencando receitas e despesas anuais

Há algumas despesas que não são mensais como IPVA, seguro do carro, IPTU, material escolar, etc. O mesmo vale para certas receitas, como 13º salário e férias. Mesmo profissionais liberais e empresários têm períodos do ano em que as receitas são maiores e, em outros, as despesas. 

Por isso, comece a montar o orçamento familiar sempre pensando em termos anuais: faça a soma das receitas e despesas ao longo de todo o ano. Lembre-se que o foco deve ser sempre as metas que foram definidas em conjunto por todos.

Monte o orçamento familiar

Depois de definir as metas da família e analisar quais são as receitas e despesas anuais, é hora de colocar a mão na massa e efetivamente criar o orçamento familiar. Acompanhe todas as despesas da família durante 30 dias, juntando recibos, anotando as despesas e identificando onde estão os principais excessos. 

A partir daí, crie sua planilha. Calcule a renda mensal familiar e as despesas da família, tanto as essenciais (como aluguel, condomínio, conta de luz etc.) quanto as esporádicas (festas, presentes, etc.) de janeiro a dezembro. Não deixe de considerar datas comemorativas, como Páscoa e Natal, em que há sempre consumo extra de dinheiro. A partir daí, projete quanto será o gasto de cada mês.

Corte custos desnecessários
Ao subtrair as despesas da renda mensal da família, é possível que não sobre muita coisa. Caso a balança esteja desequilibrada, cortar gastos pode ser preciso. Para isso, analise as despesas projetadas e veja onde há a possibilidade de cortes. 

Não esqueça as metas anuais definidas

O orçamento familiar deve sempre considerar as metas anuais definidas em conjunto por todos. Por isso, preveja a cada mês a quantia que deverá ser poupada para realizar os sonhos. Para isso, tenha em mãos quanto custa cada meta e em quanto tempo vocês gostariam de realizá-la. A partir daí, defina a quantia a ser poupada todo mês, sempre considerando o padrão de vida da família. É preciso ter em mente que é possível que todos tenham que mudar alguns hábitos para ter dinheiro suficiente para atingir a meta.

Desenvolva hábitos financeiros saudáveis

O orçamento familiar pode ser o impulso que sua família precisa para desenvolver hábitos financeiros saudáveis e economizar em cada categoria da vida. As compras, por exemplo, podem ser feitas sempre à vista para obter descontos. Para realizar o sonho, vale a pena até considerar a busca por uma renda extra.

Estabeleça um dia na semana para acompanhar e revisar o orçamento familiar

Não basta criar o orçamento familiar: é preciso atualizá-lo ao longo do ano, além de sempre fazer uma análise das informações e, claro, o controle financeiro. Para isso, é importante que todos não se esqueçam de anotar todos os gastos e receitas. 

Estabeleça um dia na semana, como domingo à noite ou no sábado de manhã, para reunir a família e conversar sobre o orçamento. É importante que a atividade seja encarada como um compromisso, com data e hora marcada. Este controle ocupará, no máximo, uma hora da família e fará toda a diferença nas finanças da casa.

Os três primeiros meses costumam ser os mais críticos para manter o orçamento familiar. A partir deste período, o hábito passa a estar arraigado na rotina da família. Não desistam.
 
Fonte: Guia Bolso.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]