Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como pagar impostos atrasados?

Como pagar impostos atrasados?

É possível verificar, calcular e pagar os tributos, mesmo os que já venceram. Confira como
 
Estar com os impostos atrasados acarreta diversos problemas e dificuldades, além de ser uma dor de cabeça desnecessária. A solução ideal é não atrasá-los, mas nem sempre é possível ou não damos a devida importância a isso até nos causar efetivos prejuízos. 

Como saber se você está em dia com seus impostos?

Em primeiro lugar, você precisa saber se realmente há impostos atrasados. É importante fazer uma varredura sobre os impostos e verificar quais são aqueles que estão sendo pagos e quais os que estão atrasados.

O ideal é fazer uma planilha, para cada pessoa ? física e jurídica ? pela qual você precisa pagar impostos e quais os tributos devidos.

Para pessoa física, os principais impostos são: Imposto de Renda, IPTU, IPVA, ITR.

Para pessoa jurídica, depende do regime tributário: Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real. No Simples, a maioria dos impostos é resumida em uma única alíquota. Nos demais, são diversos impostos a se verificar.

Para saber se está em dia com os impostos, em âmbito federal, basta ir ao site da receita e procurar por certidões, ou seguir neste link aqui. Ele informa sua situação fiscal, tanto para pessoa física como jurídica, inclusive suas pendências.

Para a consulta em âmbito estadual ou municipal, procure o site da receita do seu estado ou cidade. A Receita tem as informações atualizadas e cadastradas em todo o país, em todos os entes federativos.

Como calcular os impostos atrasados?

Em geral, a Receita Federal, Estadual ou Municipal já faz esse trabalho para você ao consultar as pendências. Na verdade, é comum ficar sabendo que seus impostos estão atrasados caindo na ?malha fina?. Mas dá para se precaver disso. 

Primeiro, em relação ao imposto de renda, sempre é possível fazer a retificação. Existe a cobrança de taxa, mas fazê-la antes da notificação é mais barato. Impostos patrimoniais atrasados podem ser calculados mediante o valor com a multa informada no boleto de cobrança. 

Os impostos empresariais são um pouco mais complicados, por isso recomendamos um contador.

Como pagar os impostos atrasados?

Existem diversas formas de pagar os impostos atrasados. De fato, o governo procura facilitar bastante o pagamento, perdoando multas, abatendo valores para pagamentos a vista ou com parcelamentos em longo prazo. Inclusive, a Receita tem procurado incentivar o pagamento de impostos atrasados com um programa de autorregularização. 

Veja quanto você deve na sua planilha; observe quanto pode dispor mensalmente para pagar esse valor. Procure ver se você tem ativos que podem ser vendidos para levantar o valor.

Se não tiver o valor total, procure uma agência da Receita (Federal, Estadual ou Municipal, a depender de onde seus impostos estão atrasados) e veja as possibilidades de parcelamento. Informe o quanto pode pagar. Há parcelamentos sendo feitos em até 120 vezes.

Impostos atrasados são um atraso de vida. Inscrição na dívida ativa, impossibilidade de licitação, responder processos, tudo pode ser mais estressante que sentar e fazer esse simples planejamento. Por isso, melhor parar de fugir e ignorar o problema e ver como fazer para liquidá-lo de vez.
 
Fonte: Guia Bolso. 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]