Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como investir com pouco dinheiro

Como investir com pouco dinheiro

Há quem acredite que só quem tem muito pode investir. Mas a boa notícia é que é possível sim investir com pouco dinheiro
 
Se organizando, em médio ou longo prazo, muitas pessoas que não dispõe de grandes quantias hoje, podem conquistar independência e estabilidade financeira.

Não entende como? Que tal acompanhar nossas dicas para descobrir o caminho?

1. Comece a poupar mais, já!

Se você tem quantias pequenas, como R$ 300, R$ 400, R$ 500; por que deixá-las paradas ou correr o risco de gastar em coisas não tão necessárias? Comece a investir!

Suponhamos que você tenha R$ 500. Pode parecer pouco, mas com isto já é possível começar alguma coisa. Exemplo: você pode colocar em uma poupança (com rendimento em torno de meio por cento) e poder sacar no caso de imprevisto ou ainda começar um plano de proteção familiar ou previdência ? VGBL, PGBL ? que permita resgatar só depois de algum tempo, ajudando a garantir sua reserva.

Também é recomendável investir em renda fixa e no Tesouro Direto, mais seguro principalmente para quem está iniciando bastante acessível, o que facilita a continuidade do projeto até maior poder de investimento.

2. Estude sobre investimentos

Enquanto vai juntando mais dinheiro, aproveite para se informar a respeito dos melhores investimentos e das empresas mais confiáveis para comprar ações. Como o mercado de ações é o mais arriscado, recomendamos que inicie com investimentos conservadores e progressivamente entenda o funcionamento de fundos moderados, para dar sempre um passo mais seguro.

3. Ao evoluir, escolha opções mais rentáveis

Após estudar o mercado e já ter aprendido a poupar mais, será hora de escolher opções mais rentáveis. Exemplo: ao chegar a um montante de R$ 10 mil, considere conversar com seu gerente e investir em um dos fundos de seu banco (desde que seja de confiança). Escolha gradativamente opções que não sejam necessariamente de alto risco (levando em conta que de certa forma você ainda tem pouco dinheiro).

4. Pense no longo prazo

Com pouco dinheiro ao mês pode-se fazer 1 milhão ao longo de prazos grandes como 40 anos ? se aplicados com a rentabilidade certa. Ao chegar na quantia de R$ 10 mil, por exemplo, você pode considerar fazer como uma ?dívida? (a exemplo de um financiamento imobiliário), investindo cerca de R$ 1 mil por mês, podendo atingir este objetivo em 20 ou 30 anos, dependendo se a maior parte das aplicações estiver na carteira de ações e renda variável ou renda fixa.

5. Nunca pare de investir

Procure sondar o mercado, acompanhar análises de grandes investidores ou portais especializados e identificar oportunidades. E outra coisa: começar com R$ 500 e guardar R$ 100 por mês é algo que vai te tirar do zero, mas você pode subir este percentual de reserva de seu salário conforme sua renda aumenta ou o retorno dos investimentos começa a aparecer.
 
Fonte: Guia Bolso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 286

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Melissa D’Amelio
BANCO DE IMAGEM: Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 286

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Melissa D’Amelio
BANCO DE IMAGEM: Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]