Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como diminuir as despesas domésticas mensais

Como diminuir as despesas domésticas mensais

Mercado, água, luz e telefone. Você acha mesmo que não da para economizar mais?
 
Em média, metade do salário, no máximo, pode ser gasto com despesas essenciais, outros 15% devem ir para pagamento de dívidas e investimento. O restante, 35%, pode ser gasto com estilo de vida (bares, restaurantes, festas, viagem, compras etc.). 

Com isso, vemos que atingir objetivos como conquistar estabilidade financeira exige equilibrar a equação.

Por isso, confira abaixo algumas dicas práticas para diminuir suas despesas domésticas mensais.

1. Analise suas despesas domésticas e corte desperdícios

Suponhamos que você tenha uma faxineira três vezes ou mais por semana. Você precisa mesmo de tudo isso? Verifique se é possível organizar e dividir tarefas para reduzir para uma vez na semana ou até mesmo quinzenalmente.

Também vale analisar a quantidade de itens por mês em coisas como limpeza e higiene pessoal. Tudo isso pode ser desperdiçado com muita facilidade; uma boa dica é comprar somente uma vez ao mês e conscientizar todos de que aquele estoque deve durar até a próxima compra.

2. Economize água com medidas simples

Em época de racionamento, algumas medidas práticas vêm ainda mais a calhar: feche o registro em períodos em que acaba a água, reaproveite a água da roupa para lavar o quintal, verifique se não há vazamentos, tome banhos mais rápidos e desligue torneiras ao ensaboar a louça ou escovar os dentes.

Esteja por dentro do sistema de cobrança em sua conta: veja qual a cota de tolerância de consumo de acordo com o número de moradores e tente ajustar seus gastos a estes parâmetros, de forma a evitar multas por excesso e até mesmo conseguir descontos se utilizar menos do que o previsto.

3. Utilize energia elétrica de forma racional

Troque suas lâmpadas para as mais econômicas, aproveite mais a luz natural, junte roupas para lavar de uma só vez, use por menos tempo equipamentos com resistência, como chuveiros, e também desligue aparelhos sem uso.

É possível investir em ferramentas de automação residencial, sensores de luz ou considerar tirar algumas lâmpadas de lustres ou passagens que tenham muitas delas ou que sejam bem próximos a outro cômodo iluminado.

4. Organize-se com questões de moradia

Condomínio: em alguns casos dá para reduzir valores evitando uso excessivo de salões e churrasqueiras, sobre os quais se paga uma taxa de utilização.

Se tiver casa própria, também vale verificar as condições para obter descontos antes do pagamento de taxas como IPTU. Se for aluguel, reveja se o imóvel não é grande demais para sua família ou se não é possível migrar para bairros em que as ofertas compensem mais.

5. Aprenda a fazer suas compras de supermercado

Sempre faça um levantamento do que tem em casa e em quais quantidades, para saber o que precisa repor e evitar exageros. Organize sempre seus armários e acompanhe o consumo dos itens.

Além disso, considere experimentar marcas que ofereçam produtos mais em conta, procure comprar frutas da época ? que geralmente ficam mais baratas ? ou peças inteiras de carne para congelar e consumir ao longo do mês, uma vez que este tipo de aquisição normalmente reduz bastante o preço do quilo.

6. Seja inteligente com sua conta de internet e telefone

Veja se vale a pena contratar um plano mensal de internet por meio de modem ou roteador no smartphone. Geralmente eles vêm também com planos para ligações e pacote de minutos. Outra dica é ver se tem como compatibilizá-lo com o de seus familiares e demais pessoas com quem tem maior contato, pois há operadoras que oferecem ligações não tarifadas de um cliente para outro.

7. Conte com a tecnologia como aliada para seu controle

Ter um aplicativo de automação das finanças é uma ajuda a mais para que você acesse seus gastos e veja instantaneamente o andamento e detalhes, integrando este controle em seu dia a dia, por meio da mobilidade de seu próprio smartphone.

O GuiaBolso, por exemplo,  é um aplicativo grátis que levanta todas as movimentações da sua conta e cartão de crédito e categoriza automaticamente as despesas, apontando com mais clareza onde é possível economizar.
 
*Via GuiaBolso.
 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]