Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Callink usa a IA para aprimorar a experiência do cliente

Como a Callink usa a IA para aprimorar a experiência do cliente

Empresa de contact center abraça a inteligência artificial como ferramenta para decifrar o panorama das interações cliente e atendente.

A interação entre atendentes e clientes é mais do que uma simples troca de palavras. É um ecossistema rico em dados, onde cada interação oferece uma oportunidade para compreender as necessidades, desejos e preocupações dos consumidores. Nesse contexto, a quantidade de volumes e interações geradas formam uma base de informações sobre o comportamento do cliente, como, por exemplo, falhas nos processos, pontos de satisfação e insatisfação e motivos para migração para concorrência.

Empresas como a Callink, reconhecidas como um importante player dos contact centers, estão abraçando a inteligência artificial como uma ferramenta essencial para decifrar o panorama das interações cliente e atendente. Através da aplicação de algoritmos avançados, a empresa tem utilizado IA no processo de escuta de voz do cliente (VoC), para identificar padrões e tendências a partir da enorme quantidade de dados gerados para o ambiente digital.

“A inteligência artificial generativa surge como uma solução para resolver parte deste problema, em conjunto com a possibilidade de gerenciar o contexto dessas interações. Isso possibilitou o desenvolvimento de ferramentas como o MAESTRO, SPALLA, BORIS, entre outras iniciativas da CALLINK que tornaram essa busca possível. Os resultados são surpreendentes, estamos desconstruindo velhos paradigmas e mapas mentais com informações que sempre existiram, mas que agora podem ser efetivamente utilizadas para ouvir a voz dos clientes.”, explica Junior Cesar Diniz Rios, diretor de Transformação Digital da Callink.

Análise de dados provenientes da jornada do cliente

Além disso, a integração da análise de dados provenientes da jornada do cliente no ambiente digital com a utilização de inteligência artificial é essencial para aprimorar continuamente a experiência do cliente. Por meio de ferramentas, processos e microsserviços desenvolvidos pela empresa, foi possível aproveitar 98% dos dados gerados nas interações cliente e empresa.

Junior Cesar Diniz Rios/ foto: imprensa

“De forma sucinta, criamos uma camada denominada “mapa de possibilidades”, que mapeia as dimensões de contexto presentes nos grandes blocos de dados não estruturados. Essa ferramenta nos proporciona uma visão abrangente do conteúdo, permitindo mensurar o valor e separar o que é útil para o nosso objetivo, eliminando o desnecessário que pode contribuir para o aumento do risco de “alucinação” da IA.”, explica o executivo.

O ponto ideal para transacionar de um chatbot para um atendimento humano

Quanto à transição entre chatbots e atendimento humano, a empresa confirma a importância de capturar a intenção e o engajamento dos clientes na resolução de seus problemas de forma digital. “Para alcançar esse objetivo, é crucial abandonar o conceito de “mundo médio”, reconhecendo que não existe uma régua comum para todas as pessoas. A criação de uma jornada individualizada, que respeite a intenção do cliente, é fundamental. Essa jornada, embora mais complexa e demandando maior modelagem, é viável com as tecnologias disponíveis na atualidade”, pontua o diretor de Transformação Digital da Callink.

No entanto, na visão do executivo, é preciso oferecer uma experiência impecável e personalizada aos clientes, possibilitando a transição para o atendimento humano quando necessário, especialmente em situações de alta complexidade ou que desativem uma conexão emocional. “O processo também deve viabilizar a derivação para o atendimento humano quando necessário, o qual pode se tornar necessário em três situações distintas: quando os clientes não respondem ao digital, quando estão emocionalmente comprometidos para aderir ao digital no momento ou quando encontram dificuldades para alcançar o que necessitam, e quando isso for identificado, a experiência precisa ser impecável”, destaca Junior Cesar.

Embora a automatização da jornada do cliente traga consideráveis ​​benefícios, é importante estar ciente dos riscos envolvidos. A autonomia concedida aos algoritmos pode resultar em decisões equivocadas ou na exposição de dados sensíveis dos clientes.  “É crucial entender profundamente as necessidades e expectativas do cliente em cada ponto de contato, desde o primeiro contato até a resolução do problema. Isso requer uma análise minuciosa dos dados e feedbacks dos clientes, bem como a implementação de práticas de melhoria contínua.”, destaca Junior.

Portanto, é essencial implementar medidas para mitigar esses riscos, incluindo treinamento robusto de algoritmos, validação contínua das decisões e transparência na utilização da inteligência artificial. “A construção de uma solução eficaz que atenda a todos esses objetivos requer não apenas tecnologia avançada, mas também uma compreensão profunda do cliente e uma abordagem estratégica que integre todos os aspectos do atendimento ao consumidor. Somente dessa forma podemos criar uma experiência excepcional que não só satisfaça o cliente, mas também o motive a fechar negócio.”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]