Projeto contou com o desenvolvimento de 33 soluções tecnológicas, as quais serão incorporados ao portfólio de nove empresas participantes;
A iniciativa, liderada pela Indra, foi pioneira no lançamento de novos conceitos, como a plataforma urbana de comunicação com os cidadãos.
A Indra, uma das maiores companhias de tecnologia, liderou o principal projeto de P&D de cidades inteligentes na Espanha e comemora seu resultado depois de quatro anos de trabalho, dos quais surgiram cidades inteligentes e sustentáveis, como Málaga, Santander e Zaragoza.
Foram implementadas 33 aplicações tecnológicas, desenvolvidas e testadas em diversas cidades. Além disso, surgiram plataformas tecnológicas totalmente inovadoras, as quais foram incorporadas ao portfólio de produtos das nove empresas participantes, como a Indra. O projeto contou com um financiamento de 16,3 milhões de euros.
O portal CIUDAD 2020, é um marco do projeto por centralizar de forma inteligente e segura informações de todos os serviços da cidade voltados para o cidadão e para os gestores das cidades. Toda a comunicação é feita via dispositivos móveis. Essa plataforma tecnológica, baseada em red cloud e Internet das Coisas, integra também informações sobre os recursos da cidade, como programas de eficiência energética, mobilidade, transporte e meio ambiente.
Soluções
Para exemplificar, o cidadão pode verificar, antes de sair de casa, se existem acidentes ou muito trânsito em determinados trechos para escolher rotas alternativas de carro ou de transporte público. Além disso, é possível saber o melhor local para estacionar o carro e pagar pelo serviço diretamente pelo aplicativo. O cidadão também pode avaliar o consumo energético de sua casa e consultar recomendações de medidas de economia, seguindo seu perfil e hábitos. Outro aplicativo, chamado Optimazer, aponta possíveis investimentos para melhorar instalações elétricas.
Já o gestor da cidade pode se beneficiar das novas soluções desenhadas no CIUDAD 2020. Mediante a integração de dados de fontes heterogêneas e seu processamento eficiente, a plataforma apresenta o mapa e informação em tempo real sobre a cidade e seus recursos.
O portal é um ponto único de comunicação do gestor com os cidadãos. É possível medir, por exemplo, o uso dos serviços públicos e, consequentemente, o impacto de suas políticas nos âmbitos da mobilidade, eficiência energética e meio ambiente.
Existem também diversas ferramentas de monitoramento e gestão das infraestruturas para administrar a eficiência energética da cidade, tráfego em pontos críticos, emergências, movimentação de estacionamentos e de zonas de carga e descarga.