A edição 2015 do ranking Global Powers of Retailing, produzida pela Deloitte Consulting e divulgada hoje (11/01) na abertura da NRF BIG SHOW, apresenta várias mudanças nas primeiras posições da lista dos 250 maiores varejistas do mundo.
Embora o Walmart continue em uma folgada liderança, a partir do segundo posto nada ficou como em 2014.
O Walmart lidera o ranking, com um faturamento líquido de US$ 476,3 bilhões no ano fiscal 2013 e um crescimento de apenas 1,5% no ano.
A Costco, maior rede americana de clubes de atacado, aumentou suas vendas em 6,1% e assumiu a vice-liderança mundial, com um faturamento líquido de US$ 105,16 bilhões. O Carrefour caiu para o terceiro posto, com US$ 98,7 bilhões e queda de 2,4% nas vendas em 2013.
A empresa de maior crescimento entre as 10 maiores do ranking é a alemã Schwarz, que, ao crescer 9,5%, saltou da sexta para a quarta colocação, com um faturamento de US$ 98,66 bilhões, ligeiramente à frente da britânica Tesco (US$ 98,63 bilhões, queda de 2%) e da americana Kroger (US$ 98,4 bilhões, alta de 1,7%).
O top 10 é completado pelas alemãs Metro (US$ 86,4 bilhões, queda de 2,5% no ano) e Aldi (US$ 81,1 bilhões, alta de 4,7%) e pelas americanas Home Depot (US$ 78,8 bilhões, crescimento de 5,4%) e Target (US$ 72,6 bilhões, crescimento de apenas 0,9%).
As 10 maiores varejistas globais somam um faturamento de US$ 1,29 bilhão, ou 29,7% do total das 250 principais empresas do setor no planeta (US$ 4,35 bilhões).