Com o objetivo de contribuir para uma pegada de carbono ainda mais baixa, a C&A investiu em uma mudança importante: iniciou o uso de um caminhão elétrico para abastecimento de produtos em suas lojas, que não libera gases que compõem o efeito estufa. A ação de sustentabilidade está na agenda de ESG da companhia.
O projeto, destaca a empresa, foi promovido com auxílio da Soluciona Logística, parceira da C&A. A intenção é que, inicialmente, o caminhão elétrico seja utilizado para atender a demanda da região metropolitana de São Paulo. A partida será no ponto de distribuição localizado em Barueri.
“A vantagem de utilizarmos este tipo de serviço é a drástica redução de emissão de poluentes no meio ambiente, pois um caminhão elétrico não emite CO2. A médio prazo, queremos ampliar o número de veículos elétricos, além de implantar outras soluções de logística verde na operação”, diz Alan Yarschel, diretor de Supply Chain da C&A Brasil.
Uma pegada mais sustentável para a C&A
Em específico para o transporte, a C&A pretende aumentar o fluxo de roupas transportadas com caminhão elétrico, que hoje trabalha com carga de até quatro toneladas. A companhia destaca que o veículo consegue rodar até 200km com uma única carga.
“Estamos empenhados em construir uma moda com impacto positivo e, por isso, devemos realizar novos investimentos para alcançarmos este objetivo”, explica Alan.
A ideia é que, nos próximos anos, a corporação atenda lojas em outras regiões do Brasil, o que depende de uma maior frota de veículos de energia limpa. De acordo com a C&A, a ideia é que até o final de 2021, já haja a compra de novos veículos, expansão de rotas e, portanto, de regiões atendidas também.
A adoção de um transporte de energia limpa faz parte das inúmeras ações sustentáveis que a C&A vem promovendo o longo dos últimos anos. Desde 2009, a companhia já havia investido fortemente em uma agenda de sustentabilidade. Em 2020, a empresa produziu 90% de seus produtos de vestuário com algodão mais sustentável. Além disso, também comercializou produtos jeans que usaram 65% menos água em sua produção.
Ao todo, a empresa reduziu 21%³ das emissões de CO2, 24% no volume total de energia elétrica e 18% no consumo total de água.
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