/
/
Brasil inicia processo para implantação do primeiro hospital inteligente do SUS

Brasil inicia processo para implantação do primeiro hospital inteligente do SUS

Projeto inaugura rede nacional de medicina de alta precisão, com UTIs avançadas e tecnologias que aceleram diagnósticos e personalizam o cuidado ao paciente grave.
Projeto inaugura uma rede nacional de medicina de alta precisão no SUS, com UTIs avançadas e tecnologias que aceleram diagnósticos.
Foto: Shutterstock.
O Brasil deu início à criação do primeiro hospital inteligente do SUS, o Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP. A iniciativa faz parte de uma rede nacional de serviços de alta precisão, que inclui 14 novas UTIs em todas as regiões do país e a modernização de unidades de referência.

O Sistema Único de Saúde (SUS) está prestes a dar um salto tecnológico inédito com a implantação do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP. O projeto pioneiro vai inaugurar o primeiro hospital inteligente do SUS e poderá reposicionar o País na agenda global de inovação em saúde.

A iniciativa faz parte da construção de uma rede nacional de serviços de alta precisão. Ela prevê 14 novas UTIs distribuídas nas cinco regiões do Brasil e a modernização de centros de excelência no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. A proposta é criar um ecossistema conectado, capaz de acelerar diagnósticos, personalizar tratamentos e aumentar a eficiência do cuidado ao paciente de alta complexidade.

IA no apoio à decisão clínica

O Instituto Tecnológico de Emergência nasce da articulação entre a Universidade de São Paulo, o Hospital das Clínicas e o governo do Estado de São Paulo, responsável pela cessão do terreno. A etapa atual formaliza a cooperação técnica necessária para viabilizar o projeto, avaliado em R$ 1,7 bilhão. O financiamento está em fase final de análise pelo Banco do BRICS.

O hospital terá como eixo central o uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, sistemas de apoio à decisão clínica, bases de dados integradas e monitoramento para reduzir o tempo de resposta em emergências, aumentar a precisão diagnóstica e permitir terapias personalizadas.

Idealizadora do projeto, a professora titular de Emergências da Faculdade de Medicina da USP, Ludhmila Hajjar, explica que a transformação digital é decisiva justamente no tratamento do paciente mais grave. “O paciente grave, de emergência, é o que mais se beneficia dessas tecnologias redutoras de tempo, que vão instituir terapias personalizadas. Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente. É um SUS que vai cuidar de maneira eficiente e segura do paciente de alta complexidade”, afirma.

Padrão de atendimento especializado

Além do instituto, segundo o Ministério da Saúde, a rede de medicina de alta precisão deve apoiar unidades estratégicas em todo o País, integrando conhecimento médico, inovação e infraestrutura para elevar o padrão do atendimento especializado no Brasil.

A missão técnica do Banco do BRICS já visitou o local previsto para a construção do novo Instituto do HC-USP, sendo a assinatura do ACT pelo Ministério da Saúde, governo do Estado de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP e Hospital das Clínicas o último documento para a avaliação final. 

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
Para que a IA seja uma ferramenta cada vez mais útil e presente no dia a dia dos empreendedores, é preciso torná-la compreensível e uma ponte para o crescimento.
Como a IA está redesenhando o empreendedorismo no Brasil  
Para que a IA seja uma ferramenta cada vez mais útil e presente no dia a dia dos empreendedores, é preciso torná-la compreensível e uma ponte para o crescimento.
OpenAI anuncia uma pequena vitória: agora, o ChatGPT obecederá aos pedidos para que não use o travessão no lugar do meio-traço.
ChatGPT: Travessão não morreu — mas agora obedece
OpenAI anuncia uma pequena vitória: agora, o ChatGPT obecederá aos pedidos para que não use o travessão no lugar do meio-traço.
Com novo recurso colaborativo, ChatGPT se torna uma "conversa de WhatsApp" inteligente, na qual a IA é um participante ativo.
ChatGPT entrou no grupo: OpenAI estreia chat colaborativo
Com novo recurso colaborativo, ChatGPT se torna uma "conversa de WhatsApp" inteligente, na qual a IA é um participante ativo.
iFood turbina IA de atendimento para a Black Friday
iFood turbina IA de atendimento para a Black Friday
Atualização ganha mais funcionalidades e passa a analisar imagens em tempo real, além de dar respostas com base no histórico do usuário.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br