/
/
Aprenda a montar uma planilha de finanças pessoais

Aprenda a montar uma planilha de finanças pessoais

Se você guarda os comprovantes de pagamento na carteira, mas nem lembra que eles existem, você está fazendo isso errado
 
Todos nós somos movidos por sonhos. Com o passar do tempo, essas ambições são diferentes, o dinheiro nos motiva a trabalhar para realizar as nossas metas e objetivos. 

Sejam eles mais simples, como comprar um carro, realizar um intercâmbio no exterior, constituir uma família ou sonhos que demandarão mais planejamento, como a aquisição de bens de maior valor.

O ponto em comum nos exemplos acima é que será necessário um planejamento financeiro. É de extrema importância que desde cedo nós possamos aprender a planejar para poupar e a melhor forma de fazer isso é com o auxílio de uma planilha de finanças pessoais. 

Reunir todas as nossas informações financeiras em um único lugar irá nos ajudar a entender como gastamos, investimos ou desperdiçamos o nosso dinheiro.

Montar uma planilha é bem simples e pode te ajudar a acabar com aquela sensação de ?onde foi parar o dinheiro?? Mantê-la sempre atualizada será o seu principal desafio. 
Confira abaixo como iniciar sua planilha. 

A primeira informação para montar a sua planilha é saber qual é a sua renda mensal. Se você for assalariado, fique atento aos valores porque existe uma diferença do salário bruto e do líquido. 

O salário bruto é o acordado no momento da entrevista e o salário líquido é o quanto você efetivamente ganha tirando dos descontos de benefícios (vale transporte, refeição e convênio médico são os principais itens de dedução no holerite), impostos (IRPF) e INSS.

A mesma regra vale se você trabalha por conta ou realiza trabalhos por fora, como freelancer. Toda vez que o seu cliente solicitar a emissão da nota fiscal, haverá descontos de impostos de acordo com as suas atividades fiscais. Os cálculos desses impostos aparecem na nota, mas vale a pena confirmar com o seu contador.

A segunda etapa do que deve ser incluído na planilha financeira são as despesas fixas (todas as contas com valores previamente acordados, como mensalidades escolares, de serviços, valor de internet, empregada mensalista e demais itens de prestação de serviços) e as despesas variáveis (normalmente associadas ao consumo, como as contas de água, luz, telefone e demais gastos eventuais com alimentação, lazer e viagens, por exemplo).

Uma dica importante para realizar esta tarefa é que você realize os lançamentos na planilha no momento que eles acontecerem ou guarde todos os recibos e papéis para lançar de uma vez no último dia do mês ou outra data que você determinar para realizar isto. 

O importante é que você não deixe acumular, para não perder a motivação e também o fluxo de atualização das suas finanças. Fazer disso uma rotina garantirá que você possa identificar gastos por compulsão ou contas que podem ter o uso racionalizado para se gastar menos no final do mês.

O importante é envolver a família ou todos que moram com você nesta etapa do planejamento, principalmente para identificar os custos que podem ser cortados. Por isso é importante ter a planilha dos meses anteriores para realizar uma comparação de despesas em comum por vários meses. 

Só assim as decisões tomadas podem ser baseadas em números reais, do contrário serão apenas impressões de que se está gastando mais.

Feitas essas analises, você chegará a uma conta bastante simples: SUA RENDA ? (DESPESAS FIXAS + DESPESAS VARIÁVEIS). Com o resultado desta equação será possível identificar quanto sobra no final do seu mês para poupar dinheiro e começar a investir nos seus sonhos.

*GuiaBolso. 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]