Preocupada em criar uma solução inovadora para ajudar a resolver o problema da falta de acesso à água potável no país, a Ambev teve uma grande ideia. A empresa convocou universitários de 311 empresas juniores e organizações sem fins lucrativos formadas por estudantes para promover uma vivência empresarial ainda na universidade. O objetivo é engajar os jovens que serão, em um futuro próximo, responsáveis por gerir negócios.
“Desde 2012 ajudamos no desenvolvimento de empresas juniores e apostamos nas ideias desses estudantes”, afirma Renato Biava, diretor de relações corporativas, sustentabilidade e comunicação da Ambev. “Nossa intenção é estar cada vez mais próximos de gente boa, inovadora e que tenha vontade de fazer diferente”, declara.
Como explica Pedro Rio, presidente da Brasil Junior, por meio do Desafio Ambev os estudantes poderão solucionar, ou ao menos minimizar, um problema sério que afeta grande parte da população brasileira. “Nós, da Brasil Junior, acreditamos que empresas juniores são a chave para construir um país mais competitivo, ético educador e colaborativo. Por isso, prezamos tanto por parcerias com empresas como a Ambev”, afirma.
As empresas juniores poderão apresentar seus projetos entre 5 de junho e 3 de julho. Entre as universidades participantes estão UFBA, UFRJ, USP, UFSCAR, UNB, ITA, Mackenzie, ESPM, FGV, dentre outras. Os três melhores projetos serão apresentados na Conferência Mundial de Empresas Juniores 2016, que este ano será realizada em Florianópolis (SC), entre os dias 20 e 24 de julho.
Depois, em agosto, os finalistas visitarão uma região do Brasil afetada pela escassez do recurso hídrico. No mesmo mês, a empresa júnior vencedora será anunciada. O grupo ganhador receberá um aporte de R$ 20 mil da Ambev para desenvolver o projeto e a iniciativa poderá ser executada pela cervejaria.