Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que você escolhe comer pode impactar o planeta

O que você escolhe comer pode impactar o planeta

Em artigo, Andrea Krewer, CEO da Sodexo On-site Brasil, explica a relação entre a adoção de alimentos plant-based e um futuro sustentável

A conscientização promovida anualmente pela ONU por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em outubro, é fundamental para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta. No mundo, enquanto mais de 735 milhões de pessoas passam fome e 2,3 bilhões estão em situação de insegurança alimentar, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados no caminho percorrido do campo à mesa, e a inflação alimentar atinge níveis alarmantes. Este cenário paradoxal nos desperta para o papel crucial que podemos desempenhar para valorização da comida e a importância de adotarmos práticas conscientes em relação a nossa alimentação. É urgente rever nosso sistema alimentar, especialmente com a população global crescendo para alcançar 10 bilhões de pessoas até 2050², já que os números mostram que grande parte do futuro estará em nossos pratos.

E diante desse grande desafio, o que podemos fazer? A verdade é que são necessários diversos ingredientes até alcançarmos uma receita de sucesso, mas que não será a única! Um desses ingredientes é considerar alimentos à base de plantas em suas refeições. Essa é uma alternativa atrativa e eficaz para reduzir os impactos do consumo de alimentos, pois há baixa emissão de gases de efeito estufa no seu cultivo, contribui para a preservação de recursos hídricos, além da conservação da biodiversidade, promovendo uma abordagem mais equitativa e sustentável para o futuro do nosso planeta.

O alimento é uma das conexões mais profundas que temos com o planeta, o que nos mostra que o amor pela comida e ações de sustentabilidade devem caminhar lado a lado. Podemos buscar maneiras de desfrutar refeições deliciosas ao mesmo tempo em que consideramos o impacto que nossas escolhas alimentares têm no planeta. Alimentos naturais e integrais como legumes, hortaliças, grãos, leguminosas, castanhas, sementes, entre outros, são ricos em nutrientes e fonte de proteína, que devem ser incorporados cada vez mais nas refeições.

Em nossos restaurantes corporativos, por exemplo, alimentos saborosos à base de plantas são introduzidos em nossos menus como alternativa alimentar com opções altamente nutritivas, criativas e com baixo impacto ambiental, reforçando nossa meta global de oferecer 33% de pratos à base de plantas nos nossos cardápios até 2025. Nosso objetivo não é impor uma mudança nos hábitos de nossos consumidores, mas oferecer informações para a conscientização em relação à realidade que vivemos e ter opções de alimentação sustentável, saborosa e nutritiva para todos, sejam vegetarianos, flexitarianos ou aqueles que apreciam a proteína animal, para que cada um escolha o que é bom para o meio ambiente e para a saúde.

Outro ingrediente-chave nessa transformação é nossa atenção com o desperdício dos alimentos. Valorizar ao máximo o alimento, evitando perdas e desperdício, é um passo que precisamos dar. Um importante movimento é medir a quantidade de desperdício para evitar que ele aconteça, afinal, só é possível mudar o que é tangível. E em nossas operações podemos ver o quanto essa atitude tem impactado e conscientizado, não só nossas equipes, mas também clientes e consumidores. Globalmente, nos locais em que esse acompanhamento está sendo realizado, a redução já atingiu 40%, sendo que nossa meta é alcançar 50% de redução do desperdício nas operações até 2025 em todo o mundo. Simples, mas eficaz e um exemplo que pode ser seguido e aplicado até no nosso dia a dia em nossas casas.

Um dos caminhos possíveis para reduzir está no uso de receitas que utilizam o alimento em sua totalidade, explorando ao máximo todas as suas propriedades. É impressionante como, com criatividade, é possível transformar aquilo que frequentemente descartamos em pratos deliciosos, como uma casca de banana, rica em propriedades nutricionais, se transformando em uma sobremesa.

O amor pela comida tem nos levado a experimentar novos sabores e opções mais sustentáveis para diversificar nossos cardápios, incluindo mais vegetais, grãos integrais e leguminosas, para contribuir para uma alimentação mais saudável, gostosa e com um impacto positivo significativo para o meio ambiente.

E fica aqui meu convite: que tal experimentar novas possibilidades, em busca de um futuro mais sustentável, nutritivo e saboroso?

Andrea Krewer é CEO da Sodexo On-site Brasil, líder global em alimentação sustentável e em experiências que geram valor em todos os momentos de vida. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facility management, responsável pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]