Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que você escolhe comer pode impactar o planeta

O que você escolhe comer pode impactar o planeta

Em artigo, Andrea Krewer, CEO da Sodexo On-site Brasil, explica a relação entre a adoção de alimentos plant-based e um futuro sustentável

A conscientização promovida anualmente pela ONU por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em outubro, é fundamental para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta. No mundo, enquanto mais de 735 milhões de pessoas passam fome e 2,3 bilhões estão em situação de insegurança alimentar, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados no caminho percorrido do campo à mesa, e a inflação alimentar atinge níveis alarmantes. Este cenário paradoxal nos desperta para o papel crucial que podemos desempenhar para valorização da comida e a importância de adotarmos práticas conscientes em relação a nossa alimentação. É urgente rever nosso sistema alimentar, especialmente com a população global crescendo para alcançar 10 bilhões de pessoas até 2050², já que os números mostram que grande parte do futuro estará em nossos pratos.

E diante desse grande desafio, o que podemos fazer? A verdade é que são necessários diversos ingredientes até alcançarmos uma receita de sucesso, mas que não será a única! Um desses ingredientes é considerar alimentos à base de plantas em suas refeições. Essa é uma alternativa atrativa e eficaz para reduzir os impactos do consumo de alimentos, pois há baixa emissão de gases de efeito estufa no seu cultivo, contribui para a preservação de recursos hídricos, além da conservação da biodiversidade, promovendo uma abordagem mais equitativa e sustentável para o futuro do nosso planeta.

O alimento é uma das conexões mais profundas que temos com o planeta, o que nos mostra que o amor pela comida e ações de sustentabilidade devem caminhar lado a lado. Podemos buscar maneiras de desfrutar refeições deliciosas ao mesmo tempo em que consideramos o impacto que nossas escolhas alimentares têm no planeta. Alimentos naturais e integrais como legumes, hortaliças, grãos, leguminosas, castanhas, sementes, entre outros, são ricos em nutrientes e fonte de proteína, que devem ser incorporados cada vez mais nas refeições.

Em nossos restaurantes corporativos, por exemplo, alimentos saborosos à base de plantas são introduzidos em nossos menus como alternativa alimentar com opções altamente nutritivas, criativas e com baixo impacto ambiental, reforçando nossa meta global de oferecer 33% de pratos à base de plantas nos nossos cardápios até 2025. Nosso objetivo não é impor uma mudança nos hábitos de nossos consumidores, mas oferecer informações para a conscientização em relação à realidade que vivemos e ter opções de alimentação sustentável, saborosa e nutritiva para todos, sejam vegetarianos, flexitarianos ou aqueles que apreciam a proteína animal, para que cada um escolha o que é bom para o meio ambiente e para a saúde.

Outro ingrediente-chave nessa transformação é nossa atenção com o desperdício dos alimentos. Valorizar ao máximo o alimento, evitando perdas e desperdício, é um passo que precisamos dar. Um importante movimento é medir a quantidade de desperdício para evitar que ele aconteça, afinal, só é possível mudar o que é tangível. E em nossas operações podemos ver o quanto essa atitude tem impactado e conscientizado, não só nossas equipes, mas também clientes e consumidores. Globalmente, nos locais em que esse acompanhamento está sendo realizado, a redução já atingiu 40%, sendo que nossa meta é alcançar 50% de redução do desperdício nas operações até 2025 em todo o mundo. Simples, mas eficaz e um exemplo que pode ser seguido e aplicado até no nosso dia a dia em nossas casas.

Um dos caminhos possíveis para reduzir está no uso de receitas que utilizam o alimento em sua totalidade, explorando ao máximo todas as suas propriedades. É impressionante como, com criatividade, é possível transformar aquilo que frequentemente descartamos em pratos deliciosos, como uma casca de banana, rica em propriedades nutricionais, se transformando em uma sobremesa.

O amor pela comida tem nos levado a experimentar novos sabores e opções mais sustentáveis para diversificar nossos cardápios, incluindo mais vegetais, grãos integrais e leguminosas, para contribuir para uma alimentação mais saudável, gostosa e com um impacto positivo significativo para o meio ambiente.

E fica aqui meu convite: que tal experimentar novas possibilidades, em busca de um futuro mais sustentável, nutritivo e saboroso?

Andrea Krewer é CEO da Sodexo On-site Brasil, líder global em alimentação sustentável e em experiências que geram valor em todos os momentos de vida. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facility management, responsável pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]