/
/
O melhor algoritmo para entender um ser humano é outro ser humano

O melhor algoritmo para entender um ser humano é outro ser humano

O uso da tecnologia se sobressai na estratégia de empresas que anseiam por conhecer o consumidor. Mas é indispensável considerar o papel do humano nesse processo. Assunto foi discutido sobre o Consumidor Moderno Experience Summit 2019, em Praga, na República Tcheca

Personalização, customização e uso de dados para entender o consumidor. Em nenhum outro momento da história das relações de consumo esses termos e expressões estiveram tão em alta como hoje. A amplificação do debate em torno do uso estruturado de informações e dos resultados tão múltiplos que eles podem gerar para as empresas ampliou perspectivas, criando o desafio de entender o consumidor como um só.
Com isso, conceitos demográficos tradicionais como conhecemos foram postos em dúvida: os perfis de homem, mulher, de faixas etárias e até mesmo geracionais se tornaram um tanto antiquados, não correspondendo à multiplicidade de perspectivas e realidades presentes no mundo de hoje.
Assim, surge a ideia de personalização: por que não desenhar serviços e produtos para um consumidor específico, falando quando e como prefere, ofertando pelos meios que geram interesse nele?
Essa foi a saída encontrada pelas organizações, embora muitas ainda não tenham chegado ao ponto ideal em termos de estratégia de dados. O que ainda não ficou claro, porém, é que não basta deixar esse processo nas mãos da tecnologia.
Mais do que treinar algoritmos e ferramentas para ler, interpretar e decidir o que fazer para agradar o cliente, é determinante que se compreenda as motivações por trás de cada visão de mundo do consumidor.
Atento às redes sociais, impactado pelo conteúdo gerado pelos denominados influenciadores, são muitos os indivíduos que, apesar de cercados de likes e visualizações, se sentem deslocados em um mundo em que as interações digitais são muitas, mas a empatia real é mínima. Assim, buscam em determinados grupos e valores alguma identificação – ou com uma causa, ou com um interesse em comum. Por meio de afinidades, encontram os seus e encontram valor no cotidiano.

algoritmo
Foto Douglas Luccena

Por mais que existam padrões e algoritmos estruturando informações a respeito do consumidor, é preciso lembrar que não há equação perfeita para definir um indivíduo em constante mutação, que busca, em seu cotidiano, alternativas para ter uma vida melhor. Talvez isso não esteja demonstrado nos dados: é preciso mais do que tecnologia para entender, por exemplo, por que um indivíduo vegetariano, também ativista da proteção animal, não se incomoda em usar sapatos de couro.
O Consumidor Moderno Experience Summit 2019, realizado na cidade de Praga, na República Checa, trouxe exemplos que explicam esse conceito. O evangelista da inovação, Alberto Levy, apresentou alguns conceitos e tendências que podem aproximar essa ideia do dia a dia.
Os DINKS (double income, no kids) são casais com renda dupla e sem filhos. Os aventureiros urbanos, que não pretendem abandonar as cidades tão cedo, procuram eliminar perdas de tempo do dia a dia no local onde vivem. Os immigreat, simpáticos à causa dos refugiados, se mobilizam em apoio a pessoas nessas condições.
Por mais que estejamos nos tornando cada vez mais complexos, ainda é verdade que apenas um ser humano pode entender, de fato, o que motiva e engaja outro ser humano. A grande notícia é que, indo além da tecnologia e da ideia de hiper-personalização, pode-se voltar a encontrar padrões. Ao contrário de antes, isso não significa que esses indivíduos são iguais, mas que têm afinidades em comum. E isso pode ser explorado para o bem das relações de consumo.
 


+ NOTÍCIAS

Projeto do Google incentiva uso da tecnologia para transformação
Foco no resultado: o uso da tecnologia orientada para o negócio
Como é possível unir o uso de dados e o respeito à privacidade?


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]