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“Alelo chega aos seus 20 anos como uma instituição que inova desde o início”, diz CEO

“Alelo chega aos seus 20 anos como uma instituição que inova desde o início”, diz CEO

Cesario Nakamura fala sobre as duas décadas de inovação da companhia para o setor de Benefícios no Brasil

A Alelo, companhia especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, acaba de completar seu vigésimo aniversário, marcado por uma trajetória de sucesso, inovação e crescimento constante. Desde sua fundação em 2003, a empresa tem se consolidado como referência no setor, proporcionando inovação e a melhor experiência do segmento para seus clientes.

Tendo Banco do Brasil e Bradesco como acionistas ao longo de toda a sua história, a Alelo expandiu sua presença no mercado e conquistou a confiança de mais de 150 mil empresas-clientes em todo o país. No início de sua operação, a empresa foi precursora no uso de cartões com tarja magnética, marcando o fim da era dos vouchers de papel para uso dos benefícios, facilitando todo o processo e deixando-o mais seguro. Desde então, a Alelo tem sido pioneira no desenvolvimento de soluções seguras e inovadoras, como implementação de chip nos cartões e o primeiro app do segmento, atendendo às demandas mercadológicas e contribuindo para a evolução do setor de benefícios e gestão de despesas corporativas.

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Duas décadas de transformação

A Alelo passou por diversas transformações ao longo desses 20 anos. Um exemplo é a criação do Alelo Tudo, cartão com múltiplas funcionalidades que reúne vários benefícios num cartão só e com muita praticidade, com rede própria. Mais recentemente, a companhia anunciou o lançamento do Alelo Pod, o seu cartão de benefícios flexíveis bandeirado.

Isso mostra como a empresa sempre está atenta para criar produtos cada vez mais flexíveis e adaptados às necessidades de empresas de todos os tamanhos e seus colaboradores, que são consumidores que vivem uma mudança comportamental durante e pós-pandemia. O trabalho home office, por exemplo, deixou de ser uma tendência e agora faz parte da realidade das empresas, e a Alelo está também preparada para oferecer auxílios que atendem essas novas necessidades.

“Temos muito orgulho em dizer que a Alelo chega aos seus 20 anos como uma instituição que inova desde o início”- Cesario Nakamura, CEO da Alelo. (Crédito: Divulgação)

Presença de mercado

Com uma extensa rede credenciada, a Alelo já ultrapassou a marca de 1 milhão de estabelecimentos comerciais parceiros e com a chegada do seu produto bandeirado, essa rede se ampliará ainda mais, segundo a companhia. Essa grande cobertura garante que quem utiliza os seus produtos tenha uma vasta opção de locais para utilização dos benefícios disponibilizados pela empresa.

A grandiosidade da Alelo também é evidenciada pelos números expressivos de suas transações mensais. São aproximadamente 50 milhões, o que faz com que a empresa se destaque pelo volume financeiro gerado no comércio, tão significativo principalmente para grandes marcas varejistas e pequenos empreendedores que contam com um grande parceiro para alavancar suas vendas.

Para consolidar suas parcerias com a rede, a Alelo também oferece uma linha de produtos dirigidos aos desafios do estabelecimento comercial, como o Mais Clientes – plataforma promocional que divulga o estabelecimento comercial e suas ofertas para a base geolocalizada da Alelo, gerando vendas e maior tráfego fidelizado – e o Desenvolve – uma linha de crédito exclusiva para apoiar no crescimento do estabelecimento.

Investimentos e linguagem moderna

Atualmente, a Alelo conta com cerca de 10 milhões de consumidores que utilizam seus produtos e serviços, incluindo Vale-Transporte. No seu ecossistema de novos negócios próprios e investimentos, estão a Veloe, empresa de tags para pagamento de pedágios e estacionamentos, VeloeGo, voltado à gestão de Frota, PedePronto, aplicativo de takeway, e o Eats For You, a primeira foodtech ESG de refeições caseiras do país.

Recentemente, a empresa repaginou a sua identidade visual, trazendo uma linguagem mais moderna, divertida e próxima dos seus clientes. “Temos muito orgulho em dizer que a Alelo chega aos seus 20 anos como uma instituição que inova desde o início. Ao longo desse período, passamos por grandes transformações que nos fizeram crescer ainda mais. Tudo isso é fruto de um trabalho focado na geração de valor para o cliente, na busca da sua satisfação, uma meta de toda a empresa e que faz parte da nossa cultura para oferecermos o melhor a quem confia na nossa marca. Essa é a nossa missão como empresa líder do setor e que conhece profundamente os desafios da categoria”, ressalta Cesario Nakamura, CEO da Alelo.

Área de CX é o orgulho da Alelo

Aproveitando o aniversário de 20 anos da Alelo, conversamos com Cesario Nakamura sobre a evolução do setor de Benefícios no Brasil, suas impressões sobre a importância do Customer Experience (CX) para a companhia e sobre o futuro desse mercado no Brasil. Confira!

CM – A Alelo completa 20 anos. Como você avalia a evolução do mercado de Benefícios no Brasil?

Cesario: O mercado de benefícios vem sofrendo constantes transformações ao longo dos anos e com a Alelo acontece o mesmo. Em 2003, ainda como Visa Vale, introduzimos o cartão de benefícios substituindo os vouchers em papel. Fomos a primeira operadora a utilizar cartões com chip, provendo mais segurança aos nossos consumidores. Tempo depois, lançamos o primeiro aplicativo do segmento de benefícios e a primeira empresa a disponibilizar serviços em smart watches. Observamos nos últimos anos, principalmente durante e pós-pandemia, necessidades como benefícios e auxílios em um único cartão, facilitando a vida dos RHs e, consequentemente, do portador do cartão. Além disso, havia um desejo cada vez maior de disponibilização de transações digitais, seja no e-commerce ou por meio de QR code, desmaterializando o plástico.

Os benefícios corporativos têm sido cada vez mais valorizados e procurados pelos colaboradores, e as empresas têm se atentado a isso, buscando oferecer, sobretudo, mais qualidade de vida para todos. Assim como o mercado de trabalho, que é dinâmico e que também sofre constantes evoluções, o setor de benefícios também acompanha esse processo, o que entendo que é um movimento natural de qualquer segmento.

CM – O que você apontaria como uma das grandes melhorias da Alelo na experiência do cliente nessas duas décadas?

Cesario: Nossa grande e maior orgulho da área de CX é o nosso programa ‘Cliente Sou Seu Fã’; que visa exatamente criar essas conexões, criando condições para que a centralidade no cliente não seja um ato isolado, mas sim uma cultura disseminada e exercitada continuamente em todas as áreas. Nosso Programa possui 4 pilares fundamentais:

Cultura e Experiência do Colaborador: ter foco no cliente passa por mudança de cultura, modo de pensar e de executar. Não podemos esperar que alguém que não tem uma boa experiência internamente, irá transmitir e desenvolver uma boa experiência para o cliente.

Customer Insights: precisamos cada vez mais ter dados dos clientes, ter métricas de experiências cruzadas com métricas operacionais, fazer pesquisas, buscar feedbacks, e co-construir soluções com nossos clientes. Um exemplo aqui é o CompartilhAki, um fórum recorrente, com a participação de clientes, que nos ajudama construir experiências que entreguem cada vez mais valor.

Jornada do Cliente: capturar a percepção, sentimento e interação do cliente em toda a sua jornada na Alelo, gerando insumos inteligentes e garantindo a melhor experiência em todos os pontos de contato com nossos clientes.

Estratégia de CX: um guia claro e disseminado para toda a empresa com as diretrizes e princípios que nortearão a experiência que queremos entregar para os clientes da Alelo.

CM – Quais desafios as empresas deste segmento ainda enfrentam no Brasil?

Cesario: Acompanho todas as mudanças do setor e creio que o principal desafio são as questões que envolvem o PAT (Programa de Alimentação ao Trabalhador) e como nos adequaremos ao que vem sendo discutido em termos de mudanças, como a portabilidade, por exemplo. Além disso, o mercado ficou ainda mais competitivo, o que é natural para qualquer segmento, e no de benefícios não seria diferente. O grande ponto aqui é a responsabilidade que temos que ter com as empresas clientes e os consumidores. Temos o desafio de desenvolver soluções inovadoras e flexíveis e, ao mesmo tempo, garantir a segurança jurídica para as empresas que utilizam os nossos produtos e serviços. Esse é o nosso maior propósito e compromisso.

CM – O que tem sido prioridade na Alelo sobre tecnologia para a experiência do cliente?

Cesario: Enquanto alguns consumidores ainda preferem falar com um atendente em uma central, por exemplo, temos outros que preferem os canais digitais, pela agilidade e praticidade. Isso exige que tenhamos um time dedicado a desenvolver multi-canalidade, trazendo soluções facilitadoras e adequadas a cada perfil e escolha dos clientes.

Nesse sentido a adoção e evolução da tecnologia é um fator essencial, inclusive com uma atenção especial ao uso de Inteligência Artificial. Temos em nosso time de governança de canais digitais uma célula dedicada, em que, a partir do monitoramento diário, conseguimos retroalimentar nossa base de conhecimento e evoluir na capacidade de compreender as reais necessidades dos clientes. Isso só é possível em função de diversas integrações entre as áreas, tecnologia que suporta essa unificação e um processo de curadoria contínuo e eficiente.

CM – Como você avalia o futuro do segmento de Benefícios no Brasil? Para onde caminha o setor na ampliação de públicos e ofertas?

Cesario: A indústria caminha para uma aceleração e ampliação de ofertas para empresas e colaboradores, o que é superpositivo. A Alelo, continuará a sua jornada de centralidade no cliente, co-construindo soluções para atender as demandas do mercado de benefícios. A competição é saudável e traz um dinamismo ao setor, que acaba se revertendo em melhores produtos. Como líder do segmento, entendo que a Alelo tem totais condições de seguir evoluindo com os nossos clientes e parceiros.



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