Se você já reformou a sua casa, sabe o quão complicado é escolher uma cor ideal para pintar as paredes. Muitas vezes, a tinta aplicada é diferente daquilo que foi visto na lata. Por isso, é preciso testas as cores antes de usá-las. E esse processo não é fácil: o consumidor precisa comprar ao menos um item do produto e pode perder seu investimento, caso não goste da cor.
Coube à indústria, então, procurar uma saída para essa situação. “Sempre mantemos o cliente em mente, procurando formas de fazer a vida dele ser mais fácil”, afirma Rainer Schmidt, global head de Marketing da AkzoNobel. Por isso, a divisão Tintas Decorativas desenvolveu diversas ferramentas focadas em facilitar a experiência.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Uma das inovações é uma ideia prática e acessível. Para que o consumidor possa testar a cor em sua casa antes de comprar uma lata inteira de tinta, a AkzoNobel lançou o Teste Fácil: uma lata de tinta de 30 ml que, por um valor acessível – o preço sugerido é R$ 9,90 –, permite testar em casa a cor escolhida. E está disponível em 240 cores. Além disso, o produto vem pronto para uso: não precisa de bandeja, nem de rolo e pode ser aplicado diretamente na parede.
O contexto em que o item foi desenvolvido faz bastante sentido no Brasil. Por aqui, existe uma preferência pela cor branca – justamente porque o consumidor tem dificuldade em escolher a melhor opção. “Com o Teste Fácil, o cliente passa a poder perceber a cor real da tinta”, explica Schmidt. “É uma oportunidade para o brasileiro passar a apreciar a experiência da decoração”.