Pesquisar
Close this search box.
/
/
A VISÃO DOS LíDERES – Juliana Pereira

A VISÃO DOS LíDERES – Juliana Pereira

Há muito o que comemorar nas últimas décadas Por :Juliana Pereira Secretária Nacional de Defesa do Consumidor Quando fui convidada a escrever na edição comemorativa de 20 anos da revista Consumidor Moderno, senti-me muito tentada a refletir sobre as últimas décadas; afinal, duas décadas da revista e duas décadas e meia do Código de Defesa do Consumidor.  Há 25 anos, ao regulamentar a Constituição Federal de 1988, aprovou-se uma norma de ordem pública e interesse social, um microssistema jurídico que elevou o Brasil a vanguarda da proteção ao consumidor.  Nascia o Código de Defesa do Consumidor, que estabeleceu valores inéditos no nosso ordenamento jurídico, como a boa-fé objetiva, a transparência, a inversão do ônus da prova, a vulnerabilidade do consumidor, dentre outros. Claro que é preciso destacar que àquela altura já havia órgãos públicos e entidades civis de defesa do consumidor que mesmo com a escassez normativa existente, exercia o seu melhor para assegurar um certo equilíbrio nas relações de consumo.Quando olhamos duas décadas e meia na linha do tempo da história humana, é muito pouco tempo! Só na era depois de Cristo já são 2015 anos, mas podemos afirmar que em tão pouco tempo, muita coisa aconteceu, muita coisa mudou, a sociedade, os consumidores, os produtos e serviços, a tecnologia, mas não foi só isso que mudou. Mudaram também as relações de consumo e, nesse sentido, não há a menor sombra de dúvida que o balanço é positivo. O consumidor hoje é bem mais respeitado e exerce de forma muito mais intensa os seus direitos do que no passado recente. Essas mudanças se devem há inúmeros fatores, eu destacaria primeiramente a atuação incansável do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Procons, Ministério Público, Entidades Civis e a Defensoria Pública, o consumidor confia no trabalho dos órgãos e entidades do SNDC. Essa confiança não foi dada, mas foi bravamente construída ao longo do tempo, não houve campanha publicitária, houve trabalho sério e efetivo. Por outro lado, é importante destacar também a contribuição de outros atores, hoje em especial quero inserir nesse contexto a revista Consumidor Moderno. Há mais de uma década que acompanho de perto o trabalho desenvolvido pelo publisher Roberto Meir e sua equipe. Sinto-me muito confortável em afirmar que a revista cumpre um papel importante na permanente construção da melhoria das relações de consumo no Brasil. Vai muito além da cobertura jornalística, pois aborda com propriedade questões técnicas, se propõe ao debate, às inovações e ainda procura sempre de alguma forma reconhecer e premiar as boas práticas em relação ao consumidor. Vivemos em um mundo bastante individualista, por vezes até desumanizado, por isso devemos apoiar ambientes que promovam o bom atendimento e priorizem o relacionamento com consumidores como ações estratégicas do seu negócio. Em uma sociedade de consumo em massa, problemas são passíveis de acontecer, a diferença é saber lidar com eles, especialmente ter a capacidade de produzir soluções rápidas e efetivas. Parece ser essa umas das principais linhas editoriais da revista, por isso é tão imperioso comemorar estes 20 anos! A sociedade é cada dia mais complexa, o consumidor cada dia mais poderoso.  Não tenho a menor dúvida de que, de um lado necessitamos fortalecer o SNDC para atuar de forma efetiva no que lhe compete, mas ao mesmo tempo devemos igualmente fortalecer os canais que promovem o diálogo e a construção de mais soluções e menos conflitos, portando vida longa à Consumidor Moderno! 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]