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A VISÃO DOS LíDERES – Cledorvino Belini

A VISÃO DOS LíDERES – Cledorvino Belini

Inovar para melhor atender Por Cledorvino Belini Presidente da Fiat Chrysler Automobiles Vivemos em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, com consumidores mais exigentes e recursos escassos Nos últimos 20 anos, o Brasil saiu de uma economia fechada e dominada pela inflação para um mercado aberto e com preços relativamente estáveis, o que revolucionou profundamente a forma como clientes e empresas se relacionam. Dentre todos os fatores que provocaram essa mudança, destaco dois: a expansão da classe média e a popularização de tecnologias da informação e comunicação.A estabilização da economia com o Plano Real, os ganhos sociais e a distribuição de renda resgataram 40 milhões de pessoas da pobreza, incorporando-as ao mercado de consumo. Isso fez com que a classe média crescesse de 38% da população em 2003 para 54% em 2014. Em paralelo, vimos nos últimos 20 anos o uso da tecnologia da informação crescer exponencialmente. Além da maior presença de computadores e da internet nos lares brasileiros, o surgimento de novas plataformas, como as redes sociais e os smartphones, facilitou a troca de informações. O resultado é que, hoje, o consumidor é muito mais bem informado e dispõe de canais diretos para expressar suas opiniões sobre produtos e serviços. Toda essa transformação foi muito bem registrada nas páginas de Consumidor Moderno. Suas reportagens e seus artigos municiaram com informação valorosa seus leitores a respeito das mudanças em curso, possibilitando um melhor entendimento desse processo.Resumindo, temos hoje mais consumidores no mercado brasileiro, e eles estão mais poderosos porque dispõem de mais informações do que há 20 anos. Se essa situação coloca mais pressão sobre as empresas, também representa uma enorme oportunidade.No brand Fiat, nossa estratégia para manter 13 anos de liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves é analisar o mercado permanentemente para entender as tendências e preferências de consumo e antecipar-nos a elas. Para isso, é preciso estar sempre investindo em produtos e estratégias de marketing para surpreender o consumidor.Um exemplo é a Fiat Live Store, destaque no último festival Cannes Lions 2014 ao conquistar um Leão de Bronze em Mídia e um inédito Leão de Ouro na categoria Inovação. Ela é a primeira point of view store do mundo e usa uma revolucionária tecnologia para conectar os consumidores a especialistas em carros Fiat de forma interativa pelo website www.fiat.com.br/livestore. Um expert, usando um dispositivo equipado com câmera de alta resolução e microfone, mostra detalhadamente o modelo escolhido. Ao final, é possível agendar um test-drive na concessionária de preferência. Inovar para estar perto do consumidor será cada vez mais necessário. As mudanças não vão parar por aí. Vivemos em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, com consumidores mais exigentes e recursos escassos. Por isso, nossas empresas precisam estar preparadas para conduzir processos de transformação, adaptando-se constantemente às novas realidades. Os resultados serão clientes cada vez mais satisfeitos e empresas mais sólidas.            

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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