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A VISÃO DOS LíDERES – Carlos Zenteno

A VISÃO DOS LíDERES – Carlos Zenteno

O desafio de entender o novo consumidor e agradá-lo Por Carlos Zenteno Presidente da Claro Brasil somos obcecados em conhecer todas as tendências de mercado que mostrem as melhores práticas e inovações no atendimento Contar com a revista Consumidor Moderno, nestas duas últimas décadas tem sido essencial para entender e acompanhar a evolução do consumidor brasileiro, seus anseios e comportamento. A velocidade das mudanças na relação das empresas com seus clientes é avassaladora. Isso se deve ao fato de os consumidores tornarem-se mais exigentes ao longo dos anos, além do aumento de canais para divulgar suas impressões, protestar seu descontentamento e buscar informações. Nesse contexto, é crucial que as companhias estejam preparadas para acolher esse novo consumidor, ávido por atendimento cada vez mais personalizado, ágil e eficiente. Na Claro, somos obcecados  em conhecer todas as tendências de mercado que mostrem as melhores práticas e inovações no atendimento. Realizamos fortes investimentos para aprimorar a infraestrutura, a comunicação e nossos canais, inclusive os de autoatendimento como o Minha Claro. O intuito é garantir a máxima satisfação de nossos clientes e reduzir os índices de reclamação. O setor de telecomunicações tem uma característica interessante. É um dos poucos segmentos que atende a todos os perfis de consumidor (A, B, C, D, E); o que nos desafia a compreender cada um deles e oferecer a esperada qualidade nos serviços prestados. Em particular, eu citaria a ascensão da classe média nos últimos anos como um fator que redesenhou a forma de se comunicar e lidar com esse público. Recente pesquisa realizada pelo SPC Brasil mostra que o consumidor médio brasileiro está mais maduro. Ele passou a comprar novos produtos, o que não fazia até 2012; porém, o fez porque seus rendimentos melhoraram, o crédito ficou mais fácil e, então, passou a ter interesse por bens de consumo que antes jamais pensou em possuir. Aparelho celular é um deles. Está como o segundo objeto de intenção de compra, de acordo com a pesquisa. Por ter se tornado item de necessidade básica, desde 2011, automaticamente, se tornou um sonho possível de consumo. Com esse cenário, temos mais pessoas em contato com nossos produtos e serviços e, consequentemente, satisfeitas ou não. Precisamos estar preparados para recebê-las e atendê-las. Em paralelo, órgãos reguladores, públicos, de serviço também passam a implementar novas regras, leis e ferramentas que também farão as áreas voltadas ao consumidor evoluírem. Um excelente exemplo foi a criação, em 2014, do portal consumidor.gov, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que oferece transparência às relações empresa/consumidor, além de ser uma opção prática para a população registrar sua reclamação e ser atendida prontamente. A Claro é a operadora que tem o maior índice de resolutividade, com 100% de respostas no prazo estabelecido.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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