Por Jacques Meir* – diretamente de Barcelona – especial para o Consumidor Moderno Experience Summit 2015
Este ano, o Consumidor Moderno Experience Summit desembarcou em Barcelona, Espanha. O evento acontece anualmente e tem como objetivo combinar workshops de conteúdo altamente estratégico com experiências de interação e envolvimento com elementos culturais de cada cidade-sede (o evento é itinerante, com sedes diferentes a cada ano).
O grupo de participantes foi recepcionado hoje, na capital da Catalunha, uma das cidades mais vibrantes e criativas da Europa. Barcelona, reinventada há pouco mais de 20 anos, tendo como marco os Jogos Olímpicos de 1992, é dessas cidades preciosas, onde tradição e modernidade unem-se para proporcionar um ambiente extremamente surpreendente, caloroso, alegre e intenso para cidadãos e turistas. Uma cidade onde as manifestações culturais e artísticas estão no ar. Até as famosas lojas de quinquilharias que existem em cada cidade turística são incríveis.
As influências de Gaudi, Dali, Miró e Picasso, bem como das tradições e do nacionalismo catalão combinam-se de forma muito particular. O espaço público é esplendidamente organizado. A distribuição de modais – automóveis, táxis, bicicletas, ônibus e metrô – é impecável. Sem contar as calçadas, os passeios públicos que convidam todos a andar quadras e quadras pela cidade, sem destino que não seja descobrir cada pequena rua ou ideia arquitetônica ou então ver-se deslumbrado pelas marcas do gênio de Gaudi – na Casa Batló ou na Igreja da Sagrada Família, ainda em obras (há quase um século), monumental pela beleza e pela proposta radicalmente moderna.
Por que fazer o Summit em Barcelona? Justamente porque, neste ano, o evento propõe-se a equipar os participantes com conhecimento e instrumentos para analisar e reconhecer megatendências que irão moldar o futuro. Entender os elementos e manifestações culturais é essencial para antecipar essas tendências e assegurar uma leitura mais completa em cenários cada vez mais complexos.
Vista da Torre Agbar
Barcelona, pelas suas características é o espaço ideal para perceber como diversos pequenos movimentos combinam-se para formar e sinalizar tendências aqui e ali. Um caldeirão de força cultural e comportamental sem similar no mundo atual, um microcosmo quase experimental para estudar o futuro. Não por acaso, Barcelona reinventou o conceito de cultura consumista. Tudo o que se consome aqui tem a presença de elementos culturais muito evidentes. Azeites e chocolates artesanais, da região, elementos decorativos em uma infinidade de artigos, todos evocando os artistas da região, a cor, o estilo arquitetônico, a culinária, a necessidade de experimentar o novo sobre o tradicional.
Sustentabilidade, demografia, consumo consciente, globalização e identificação com a cultura local são características muito evidentes na dinâmica desta cidade única. Que o Consumidor Moderno Experience Summit possa extrair dessa força urbana ideias e conceitos poderosos para permitir a elaboração de um cenário de renovação e de inovação. Há o que aprender aqui. E há o que aplicar desse aprendizado no futuro, com um olhar generoso para o país e para tornar nossos negócios menos áridos. É hora de propor novos modelos mentais e de gestão mais adequados para um mundo em mudança.
Cidade Velha, bairro gótico – movimentação intensa de cidadãos e turistas. Nova perspectiva de cultura de consumo
*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.