Pesquisar
Close this search box.
/
/
A reinvenção da cultura consumista

A reinvenção da cultura consumista

Quando conteúdo se combina com experiência cultural para antecipar tendências

Por Jacques Meir* – diretamente de Barcelona – especial para o Consumidor Moderno Experience Summit 2015

Este ano, o Consumidor Moderno Experience Summit desembarcou em Barcelona, Espanha. O evento acontece anualmente e tem como objetivo combinar workshops de conteúdo altamente estratégico com experiências de interação e envolvimento com elementos culturais de cada cidade-sede (o evento é itinerante, com sedes diferentes a cada ano).

O grupo de participantes foi recepcionado hoje, na capital da Catalunha, uma das cidades mais vibrantes e criativas da Europa. Barcelona, reinventada há pouco mais de 20 anos, tendo como marco os Jogos Olímpicos de 1992, é dessas cidades preciosas, onde tradição e modernidade unem-se para proporcionar um ambiente extremamente surpreendente, caloroso, alegre e intenso para cidadãos e turistas. Uma cidade onde as manifestações culturais e artísticas estão no ar. Até as famosas lojas de quinquilharias que existem em cada cidade turística são incríveis.

Templo Expiatório da Sagrada Família, obra de Antoni Gaudi, obra inacabada do autor,
com conclusão prevista para 1926, ano do centenário da morte do artista. O passado que aponta para o futuro.

As influências de Gaudi, Dali, Miró e Picasso, bem como das tradições e do nacionalismo catalão combinam-se de forma muito particular. O espaço público é esplendidamente organizado. A distribuição de modais – automóveis, táxis, bicicletas, ônibus e metrô – é impecável. Sem contar as calçadas, os passeios públicos que convidam todos a andar quadras e quadras pela cidade, sem destino que não seja descobrir cada pequena rua ou ideia arquitetônica ou então ver-se deslumbrado pelas marcas do gênio de Gaudi – na Casa Batló ou na Igreja da Sagrada Família, ainda em obras (há quase um século), monumental pela beleza e pela proposta radicalmente moderna.

Por que fazer o Summit em Barcelona? Justamente porque, neste ano, o evento propõe-se a equipar os participantes com conhecimento e instrumentos para analisar e reconhecer megatendências que irão moldar o futuro. Entender os elementos e manifestações culturais é essencial para antecipar essas tendências e assegurar uma leitura mais completa em cenários cada vez mais complexos.

Vista da Torre Agbar

 

Barcelona, pelas suas características é o espaço ideal para perceber como diversos pequenos movimentos combinam-se para formar e sinalizar tendências aqui e ali. Um caldeirão de força cultural e comportamental sem similar no mundo atual, um microcosmo quase experimental para estudar o futuro. Não por acaso, Barcelona reinventou o conceito de cultura consumista. Tudo o que se consome aqui tem a presença de elementos culturais muito evidentes. Azeites e chocolates artesanais, da região, elementos decorativos em uma infinidade de artigos, todos evocando os artistas da região, a cor, o estilo arquitetônico, a culinária, a necessidade de experimentar o novo sobre o tradicional.

Sustentabilidade, demografia, consumo consciente, globalização e identificação com a cultura local são características muito evidentes na dinâmica desta cidade única. Que o Consumidor Moderno Experience Summit possa extrair dessa força urbana ideias e conceitos poderosos para permitir a elaboração de um cenário de renovação e de inovação. Há o que aprender aqui. E há o que aplicar desse aprendizado no futuro, com um olhar generoso para o país e para tornar nossos negócios menos áridos. É hora de propor novos modelos mentais e de gestão mais adequados para um mundo em mudança.

Cidade Velha, bairro gótico – movimentação intensa de cidadãos e turistas. Nova perspectiva de cultura de consumo

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]