Nos últimos anos, muitos estabelecimentos subiram o preço uma semana antes e baixaram no dia do evento ?maquiando? os descontos. Em 2012, segunda edição do evento no Brasil, a Black Friday ganhou o apelido de ?Black Fraude? em função do alto índice de preços ?falsos?. No ano passado, só no Procon-SP, foram 1.356 reclamações entre as 19h da quinta-feira (27) e a meia-noite da sexta (28).
1- Procure pelo selo Black Friday Legal 2015, ele é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo – confira aqui. Só são válidos os selos de 2015;
3- Pesquise sobre a reputação do site que deseja realizar a compra. Para isso, você pode visitar os seguintes sites: PROCON -SP, que possui lista de ?sites não recomendados?, Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, além de fazer uma busca no Google e nas redes sociais para saber quais as reclamações mais comuns sobre aquela empresa;
5 ? Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las;
7- Compra pela internet sem dúvidas é mais rápido, barato e cômodo, mas alguns cuidados de segurança devem ser tomados;
Se a empresa prometeu o desconto em determinado produto e/ou serviço, a oferta deve ser cumprida pelo vendedor, conforme veiculada. Reclamações sobre ofertas não cumpridas podem ser feitas diretamente ao Procon mais próximo de sua residência. No portal existe uma lista com todos os Procons do Brasil.