Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 dicas para viajar de última hora sem gastar muito

6 dicas para viajar de última hora sem gastar muito

Você deixou para comprar as passagens e reservar o hotel aos 35 minutos do segundo tempo? Calma, ainda tem jeito
 
Encontrar passagens aéreas e quartos de hotéis com bons preços faltando menos de um mês para o Ano Novo é, certamente, um grande desafio.

No entanto, encontrar boas ofertas a poucos dias de feriados não chega a ser uma tarefa impossível para quem tem flexibilidade de datas para viajar, está aberto a conhecer novos destinos e utiliza aplicativos especializados em reduzir o prejuízo de viajantes que não planejaram a viagem.

Veja a seguir algumas ferramentas e dicas para economizar em viagens de última hora.

1) Esteja aberto a conhecer novos destinos

Uma maneira simples de encontrar ofertas de bilhetes aéreos e também diárias em hotéis com preços menores faltando pouco tempo para a viagem é abrir mão dos destinos mais badalados durante essa época do ano e estar disposto a conhecer novos locais.

Buscadores como o Skyscanner e o Kayak permitem identificar rapidamente os trechos que são mais baratos em uma pesquisa que inclui todos os destinos disponíveis.

?Faltando menos de um mês para o Ano Novo, o viajante ainda pode encontrar voos nacionais a partir de 250 reais, ida e volta?, diz Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação do Skyscanner para o Brasil.

Assim como as ferramentas oferecidas pelos buscadores, no site Fareness basta incluir o aeroporto de partida e verificar para qual destino as passagens estão mais baratas. O site tem apenas uma versão em inglês, apesar de permitir pesquisas a partir de aeroportos brasileiros.

2) Tenha flexibilidade de datas

Para quem não abre mão de um destino específico, uma saída para pagar menos por passagens aéreas e hotéis pode ser ter mais opções de datas para viajar e ter a possibilidade de reduzir ou aumentar em alguns dias o tempo da viagem.

O Skyscanner tem um serviço de calendário de preços que mostra quais são os dias nos quais as passagens são mais baratas durante um mês específico. Mesmo durante feriados, viajar dois dias antes ou depois da data mais buscada pode fazer uma grande diferença no bolso.

3) Monitore preços e ofertas

Alguns buscadores oferecem alerta de preços que podem avisar o viajante sobre alterações no valor de passagens aéreas até a data da viagem.

Como é difícil prever qual será a estratégia de cada companhia aérea caso o voo não seja totalmente ocupado, essa é a forma mais eficiente de aproveitar eventuais descontos de última hora, oferecido pelas empresas com o objetivo de ocupar todos os assentos do voo.

Também é possível criar alertas de preços para hotéis no buscador. Os avisos funcionam do mesmo modo que os de bilhetes aéreos.

4) Utilize aplicativos especializados em ofertas de última hora

Quem busca diárias de hotéis mais acessíveis a poucos dias da viagem já pode contar com a ajuda de aplicativos especializados em mostrar promoções de última hora na hora da pesquisa.

Um deles é o HotelTonight, que oferece descontos para reservas de quartos em hotéis bem avaliados desde que a data de início da hospedagem seja no mesmo dia, após às 15h, ou nos próximos sete dias. O site tem apenas uma versão em inglês e permite fazer reservas em hotéis de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, México e Grécia.

Já o aplicativo Roomer oferece descontos em reservas de hotéis que não puderam ser utilizadas por viajantes, seja porque tiveram de cancelar a viagem ou apenas mudar de planos. Para recuperar parte do prejuízo que teriam se tivessem de pagar multas pelo cancelamento ou até mesmo por conta da impossibilidade de ter o valor reembolsado nesses casos, esses viajantes buscam o site para revender a reserva por um valor menor.

As transações são feitas em um ambiente seguro e o próprio Roomer se encarrega de pedir ao hotel para mudar os nomes dos hóspedes originalmente incluídos na reserva. Também com versão apenas em inglês, o site permite comprar reservas feitas em diversos países, inclusive no Brasil.

No Hotwire não é possível saber qual hotel está sendo feita a reserva. No entanto, é exatamente esta característica que permite obter bons descontos no site. Quanto mais próximo da data da viagem, maiores os descontos.

Uma das formas de se prevenir contra surpresas negativas no site é filtrar as ofertas por região da cidade para a qual será feita a viagem e número de estrelas, que são baseadas nas resenhas feitas por hóspedes do estabelecimento. Com versão apenas em inglês, o site permite realizar reservas na Ásia, América do Norte, América Latina e Europa.

5) Aproveite ofertas de hotéis especializados em viajantes corporativos

Buscar hotéis com perfil corporativo pode ser uma boa forma de economizar em viagens de última hora. Enquanto a maior demanda de clientes em feriados é natural para estabelecimentos hoteleiros especializados em viagens a lazer, para hotéis que costumam receber viajantes corporativos essas datas podem exigir um esforço maior para atrair clientes que viajam a lazer, o que pode gerar boas ofertas.

Redes como Accor, por exemplo, anunciam ofertas de finais de semana com tarifas a partir de 219 reais para até duas pessoas nos hotéis da bandeira Novotel, além de conceder descontos de 10% em hospedagens em hotéis Ibis. Já os hotéis da rede Mercure também têm ofertas durante todo o período de férias. Em Salvador, por exemplo, as diárias partem de 159 reais.

6) Opte por pacotes que incluam passagens e estadia

Faltando pouco tempo para a viagem, pode ser mais difícil encontrar lugares em voos nas datas mais concorridas, já que muitos assentos são reservados por agências de viagens para serem oferecidos em pacotes de viagens.

Portanto, uma maneira simples de economizar pode ser buscar esse canal de venda e optar pela compra de pacotes que já tenham passagens aéreas incluídas.

Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do site Hotel Urbano, aponta que a negociação em grande escala entre agências de viagens e fornecedores, como as companhias aéreas, permite que essas empresas possam repassar preços mais acessíveis aos viajantes.

?O viajante que escolhe um pacote de viagem no Hotel Urbano economiza em média de 20% a 30% em comparação a quem adquire passagem aérea e hospedagem separadamente. Em alguns casos, essa economia pode ser ainda maior?.

 
*Via Exame

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]