Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 principais erros de controle financeiro empresarial

5 principais erros de controle financeiro empresarial

Se você acha que abrir uma empresa é sinônimo de riqueza e ostentação, está na hora de frear seus impulsos e aprender antes de empreender
 
O controle financeiro é essencial para manter as finanças da empresa sempre em dia. Apesar da importância da prática, muitos empresários sentem dificuldade na hora de lidar com o dinheiro corporativo e metem os pés pelas mãos. 

Resultado: não têm ideia de quanto têm que receber e quanto já gastaram, sentem dificuldades na hora de tomar decisões financeiras e não conseguem preparar a companhia para imprevistos. 

Veja os principais erros de controle financeiro em uma empresa e como evitá-los.

Misturar as finanças pessoais com as corporativas

Não separar as despesas pessoais dos sócios dos gastos da empresa pode comprometer as finanças do negócio. Ao usar o dinheiro em caixa para pagar aquisições pessoais ou colocar uma quantia do próprio bolso para arcar com despesas corporativas, você distorce os custos fixos da empresa e compromete o fluxo de caixa no futuro. 

Para não correr esse risco, não misture sua conta pessoal com a corporativa. Qualquer despesa que seja da empresa deve ser devidamente registrada e arquivada, com seu respectivo recebido/comprovante para facilitar o controle.

Não fazer o controle do fluxo de caixa

Controlar corretamente o fluxo de caixa é essencial para saber quanto dinheiro a empresa gastou e quanto recebeu. Além de ficar atento aos valores, é importante especificar de onde veio a quantia recebida (vendas, prestação de serviços, aporte de investimento) e a que foi gasta (pagamento de contas, pró-labore dos sócios, pagamento a fornecedores). 

Mais do que simplesmente fazer o controle do extrato bancário da empresa, gerenciar o fluxo de caixa é prática essencial para planejar o futuro. 

Por meio da análise dos dados, você saberá quais são as despesas que estão por vir e separará uma quantia para arcar com esses compromissos, terá noção de quando determinado pagamento entrará e pode planejar investimentos a serem feitos com esse dinheiro.

Não ter um sistema de gerenciamento financeiro

Depender de planilhas para fazer o controle financeiro da empresa pode tornar o processo mais lento e complicado. Para gerenciar as finanças corporativas com praticidade e eficiência, aposte no uso de um software financeiro. Assim, você tem acesso aos dados estratégicos com rapidez, além de poder cuidar das finanças corporativas de onde estiver.

Não ter um plano financeiro

O plano financeiro é o guia que ajudará a planejar o futuro da sua empresa. Por meio dele, você saberá quais são os investimentos que poderá fazer de acordo com os recebimentos que ainda vão entrar. Um plano financeiro bem elaborado ajuda na tomada de decisões financeiras e evita problemas como gastos que não estavam previstos.

Não registrar pequenos gastos

Todos os gastos da empresa ? por menores que sejam ? devem ser registrados. Muitos empreendedores sofrem na hora de fazer o fluxo de caixa porque se deparam com várias saídas de dinheiro não justificadas e/ou devidamente registradas. Mesmo despesas pequenas, como um táxi na saída de uma feira de negócios ou um almoço com cliente, devem ser identificados.

 
*Via GuiaBolso. 
 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]