/
/
5 principais erros de controle financeiro empresarial

5 principais erros de controle financeiro empresarial

Se você acha que abrir uma empresa é sinônimo de riqueza e ostentação, está na hora de frear seus impulsos e aprender antes de empreender
 
O controle financeiro é essencial para manter as finanças da empresa sempre em dia. Apesar da importância da prática, muitos empresários sentem dificuldade na hora de lidar com o dinheiro corporativo e metem os pés pelas mãos. 

Resultado: não têm ideia de quanto têm que receber e quanto já gastaram, sentem dificuldades na hora de tomar decisões financeiras e não conseguem preparar a companhia para imprevistos. 

Veja os principais erros de controle financeiro em uma empresa e como evitá-los.

Misturar as finanças pessoais com as corporativas

Não separar as despesas pessoais dos sócios dos gastos da empresa pode comprometer as finanças do negócio. Ao usar o dinheiro em caixa para pagar aquisições pessoais ou colocar uma quantia do próprio bolso para arcar com despesas corporativas, você distorce os custos fixos da empresa e compromete o fluxo de caixa no futuro. 

Para não correr esse risco, não misture sua conta pessoal com a corporativa. Qualquer despesa que seja da empresa deve ser devidamente registrada e arquivada, com seu respectivo recebido/comprovante para facilitar o controle.

Não fazer o controle do fluxo de caixa

Controlar corretamente o fluxo de caixa é essencial para saber quanto dinheiro a empresa gastou e quanto recebeu. Além de ficar atento aos valores, é importante especificar de onde veio a quantia recebida (vendas, prestação de serviços, aporte de investimento) e a que foi gasta (pagamento de contas, pró-labore dos sócios, pagamento a fornecedores). 

Mais do que simplesmente fazer o controle do extrato bancário da empresa, gerenciar o fluxo de caixa é prática essencial para planejar o futuro. 

Por meio da análise dos dados, você saberá quais são as despesas que estão por vir e separará uma quantia para arcar com esses compromissos, terá noção de quando determinado pagamento entrará e pode planejar investimentos a serem feitos com esse dinheiro.

Não ter um sistema de gerenciamento financeiro

Depender de planilhas para fazer o controle financeiro da empresa pode tornar o processo mais lento e complicado. Para gerenciar as finanças corporativas com praticidade e eficiência, aposte no uso de um software financeiro. Assim, você tem acesso aos dados estratégicos com rapidez, além de poder cuidar das finanças corporativas de onde estiver.

Não ter um plano financeiro

O plano financeiro é o guia que ajudará a planejar o futuro da sua empresa. Por meio dele, você saberá quais são os investimentos que poderá fazer de acordo com os recebimentos que ainda vão entrar. Um plano financeiro bem elaborado ajuda na tomada de decisões financeiras e evita problemas como gastos que não estavam previstos.

Não registrar pequenos gastos

Todos os gastos da empresa ? por menores que sejam ? devem ser registrados. Muitos empreendedores sofrem na hora de fazer o fluxo de caixa porque se deparam com várias saídas de dinheiro não justificadas e/ou devidamente registradas. Mesmo despesas pequenas, como um táxi na saída de uma feira de negócios ou um almoço com cliente, devem ser identificados.

 
*Via GuiaBolso. 
 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]