Embora o setor de franquias seja um mercado em crescimento, mesmo em tempos de crise, apostar no setor não é garantia de sucesso. Há alguns cuidados que empreendedores devem adotar antes de entrar no segmento, que tem suas regras e é bem particular.
Para transformar seu negócio em franquia é preciso primeiro analisar o potencial da empreitada de ser replicável, segundo José Carlos Semenzato, fundador e presidente da SMZTO Holding de Franquias. O especialista lista cinco questões cruciais que devem ser respondidas pelos empreendedores antes de se lançarem neste mercado:
1. O negócio é sucesso localmente?
Este deve ser o primeiro item a se considerar. O produto ou serviço oferecido é desejado na região na qual foi lançado? Se a receptividade é morna, dificilmente será bem aceito em outras regiões. É preciso primeiro ser um sucesso local, depois nacional.
2. O produto ou serviço pode ser ?clonado? em outros locais?
Alguns negócios só prosperam localmente. Por exemplo, uma clínica de estética que tem seu nome fortemente ligado a um cirurgião plástico. Os métodos dele podem ser replicados, mas o profissional é um só. Neste caso, quando inauguradas franquias em outras cidades, corre-se o risco de o negócio perder o impacto.
3. Os produtos são regionalizados?
Produtos ou serviços que são restritos à cultura de uma região podem ser rejeitados em outras cidades. Em um país de dimensões continentais, este é um item fundamental a se considerar.
4. A margem de lucro cobre os gastos da franqueadora e do franqueado?
Se não cobrir, o negócio não vingará. O prazo de retorno do investimento também não deve ser muito extenso. A média nacional varia de 30 a 40 meses. Ao pensar em adotar o formato de franquia também é preciso considerar gastos com fretes e se os fornecedores têm a capacidade de atender a rede em todo o país.
5. Já testou o negócio tempo suficiente?
Para ser multiplicado, um negócio precisa ter sido muito bem testado. Esta experiência é vital para se desenvolver metodologias, manuais e treinamentos para futuros franqueados. É preciso ter muita segurança de que o negócio possui uma receita de sucesso. Também não é aconselhável comercializar mais do que duas franquias até o empreendedor avaliar se o negócio tem boa receptividade. As ?franquias teste? vão mostrar, na prática, a rotina do negócio e os potenciais desafios do mesmo.
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