/
/
40% dos consumidores não sabem organizar finanças

40% dos consumidores não sabem organizar finanças

Pesquisa do SPC Brasil revela que apenas 16% dos brasileiros fazem o registro diário das despesas
Legenda da foto

As finanças têm vida própria na vida de quatro em cada dez brasileiros, que declararam não ter controle sobre elas. Os lucros e dividendos são contabilizados diariamente por apenas 16% dos consumidores, os quais em sua maioria usam a mídia e as conversas informais com familiares para decidir o que fazer com o dinheiro.

Esta pesquisa foi desenvolvida nacionalmente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’. Dos entrevistados, 70% admitiram sentir dificuldade para controlar suas despesas, receitas e investimentos.

E essa desorganização faz com que o dinheiro seja mal aproveitado. Quase 20% dos consumidores terminam o mês sem conseguir pagar as contas e sempre que isso acontece, a estratégia mais comum é apelar para o cartão de crédito (19%), seguido por pedir dinheiro emprestado para familiares (17%) ou utilizar o cheque especial (13%).

Se pedir dinheiro para as pessoas próximas pode provocar uma dor de cabeça relacional, as outras duas medidas comumente escolhidas pelos brasileiros podem fazer as dívidas aumentarem mês a mês, já que os juros destes serviços acabam saindo pesados demais para o trabalhador, mais ainda em uma sociedade onde 35% das pessoas compram sem analisar se terão condição de pagar.

O educador financeiro do portal que promoveu a pesquisa, José Vignoli afirmou em nota que o uso do estratagema do crédito para complementar a renda mensal é muito arriscado. ?A taxa média cobrada em operações com cartão de crédito gira em torno de 300% ao ano no Brasil. É uma das maiores do mundo”, disse.

Para a economista-chefe da entidade, Marcela Kawauti, o consumidor sabe pouco sobre como conduzir seu orçamento pessoal. ?Pelo alcance que possuem e pela linguagem didática para o grande público, os veículos de comunicação ganham importância nesse processo”, observou através do comunicado.

Leia mais:

Demanda das empresas por crédito cresce 5% em 2014

Organizado desde pequeno

Renegociação de dívidas cai em setembro

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Assaí inaugura farmácia própria dentro do supermercado
A compra do mês acaba de ganhar um novo corredor. O Assaí Farma marca o início da estratégia da rede para transformar suas lojas em centros de serviços.
A IA já é rápida. Agora ela busca confiança
Whirlpool e SulAmérica mostram que a próxima fase da IA será proteger pessoas, apoiar decisões e fortalecer a confiança entre empresas e consumidores
Antes da IA dizer o que funciona, alguém precisa imaginar o que testar
Tahiana D'Egmont conta que na Nomad, a IA já analisa campanhas, identifica padrões e acelera decisões. Mas as melhores ideias ainda nascem em uma sala cheia de gente
BMW, L’Occitane, GOL e mais anunciam novas lideranças
De indústria e aviação a tecnologia e mídia, empresas seguem promovendo mudanças em suas estruturas de liderança

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

A IA vai acabar com o atendimento humano? Como investir com mais segurança Será que o consumidor realmente não aguenta mais tanta publicidade? O STF mudou as regras das plataformas digitais